Uma aeronave de pequeno porte da Força Aérea do Zimbábue (ZAF – Zimbabwe Air Force), provavelmente um SIAI-Marchetti SF-260, do Esquadrão 6sq Aspire To Achieve “Tigre”, caiu em uma fazenda próximo de um entroncamento ferroviário, na localidade de Dabuka, região de Gweru.
A aeronave havia decolado da Base da Força Aérea de Josiah Tungamirai (antiga Thornhill), e caiu sob circunstâncias desconhecidas, próximo das 14h30 (horário local). Infelizmente ambos militares faleceram, o militar instrutor Mkhululi Dube e sua aluna, Silungile Sweswe.
A Base Aérea de Thornhill, atual Josiah Tungamirai, é uma das principais unidades da Força Aérea do Zimbábue, com seis esquadrões sendo três de ataque, um de treinamento, um de vigilância selvagem e um histórico.
A polícia militar chegou ao local trinta minutos após o acidente e isolou a área. Dois jornalistas do The Chronicle e do Masvingo Mirror, foram detidos por quatro horas depois de fotografar os destroços da aeronave com os pilotos sendo resgatados. Ambos só foram libertados, sem acusações, após serem forçados a deletar suas fotos das suas câmeras.
@FFO