No último dia 31 de outubro, um Cessna AC-208 Combat Caravan da Força Aérea do Iraque (al-Quwwat al-Jawwiya al-Iraqiya), caiu no distrito de Balad, província de Salah al-Din, cerca de 80 km ao norte de Bagdá. Sem muitas informações divulgadas, a aeronave estaria em voo de treinamento, quando sofreu o acidente, que vitimou os dois tripulantes.
O AC-208B acidentado, é um dos três do 3rd Assault/Reconnaissance Squadron (YI-117, YI-118 e YI-120), que são cedidos para o 202nd Training Squadron, da Iraqi Air Force College, de Tikrit Al-Sahra, para missões de treinamento de novos tripulantes. Outro AC-208 j´havia sido perdido em 16 de março de 2016 (YI-119) na região de Hawija, próximo a Kirkuk, igualmente com a perda de toda a tripulação.
O AC-208 Combat Caravan é uma aeronave de ataque leve, desenvolvida pela empresa americana Orbital ATK, uma subsidiária da Northrop Grumman. Derivado do monomotor civil Cessna 208 Grand Caravan, os AC-208 são aeronaves destinadas para operações de contra-insurgência (COIN – Counter Insurgency). Estão armados com mísseis AGM-114M/K Hellfire em dois pods subalares, sistema eletro-óptico de mira com laser integrado, datalink , e equipamentos de autoproteção.
@FFO