Acidente com A-29A Super Tucano FAB 5715 – Atualizado. O Embraer A-29A Super Tucano FAB 5715 do 3º/3º GAV – Esquadrão Flecha, sediado na Ala 5, caiu hoje por volta das 11h20 próxima a Base Aérea de Campo Grande (BACG), devido a uma pane de motor. O piloto ejetou em segurança e passa bem, sendo enviado ao hospital para exames e ficar em observação.
O FAB 5715 teve um vazamento de óleo no motor em voo, o que causou a parada do mesmo. O piloto conseguiu trazer a aeronave em voo planado até próximo de três milhas da pista da BACG, e ao perceber que não conseguiria regressar, comandou a alça de ejeção do assento Martin Baker Mk.10 LCX. O A-29 estava em um voo de rotina, e ao atingir o solo, na região do Indubrasil (saída para Aquidauana), ficou completamente destruído pelo impacto e pelo fogo.
Por causa da situação, o espaço aéreo da Capital do Mato Grosso do Sul permaneceu fechado desde o momento do sinistro até a conclusão da operação de resgate, efetivada por um Sikorsky H-60L Black Hawk do 2º/10º GAV.
A Força Aérea Brasileira (FAB) – através do CENIPA – Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, está abrindo uma investigação para apurar as causas do acidente.
@CAS