A Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul (CPRS), o 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul (EsqdHU-51) e o Navio Rebocador de Alto-Mar (RbAM) “Tritão” realizaram, no dia 16 de setembro, ações de inspeção naval nas proximidades do canal de acesso ao Porto do Rio Grande/RS.
As atividades foram executadas pela aeronave “Albatroz 54” (UH-12 N-7054), apoiada por embarcações da CPRS e pelo RbAM Tritão, com a intenção de fiscalizar a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana no mar, além de coibir práticas ilegais na área como a pesca predatória. Além disso, os militares da Patrulha Ambiental, da Brigada Militar, estavam a bordo do navio para realizar a perícia no aparato de pesca.
Entre as abordagens, uma embarcação foi apresada devido ao condutor não portar documentação válida relativa à habilitação; não portar o documento de registro ou de inscrição da embarcação; apresentar-se com a dotação de itens e equipamentos de bordo incompleta; certificados ou documentos equivalentes exigidos com prazo de validade vencido e equipamentos de comunicação inoperantes ou funcionando precariamente.
@FFO