Academia da Força Aérea forma 149 Aviadores, Intendentes e Infantes. Momento único! Repleto de emoção, alegria e sensação de dever cumprido. Foi com esse sentimento que após quatro anos de formação, a Academia da Força Aérea (AFA) formou 149 Oficiais, sendo 86 cadetes Aviadores (CFOAV), 45 Intendentes (CFOINT) e 15 de Infantaria (CFOINF) da Força Aérea Brasileira (FAB) e também militares do Peru, de Cabo Verde e de Senegal.
A sessão solene foi realizada no dia 8/12, no Pátio de Formaturas da AFA e contou com a presença do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro; do Ministro de Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, Oficiais-Generais do Alto Comando e Oficiais da FAB; além de parlamentes e autoridades da cidade de Pirassununga (SP).
Durante a cerimônia, o Comandante da Força Aérea, Tenente- Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior disse aos presentes que trata-se de uma ocasião de especial significado, exigindo de cada um várias reflexões. “Para nós, Oficiais mais antigos, é um momento de pulsante saudosismo, afinal, somos inevitavelmente transportados há décadas atrás de modo a revivermos emoções inesquecíveis”, expressou.
Ao reforçar valores da Força Aérea Brasileira, como Coragem, Lealdade, Honra, Dever e Pátria, o Comandante da FAB também destacou a esperança e a fé em um futuro melhor para o Brasil, por meio do trabalho que cada um dos oficiais cadetes irá desempenhar na instituição. “Para vocês, jovens vitoriosos do Esquadrão Anúbis, é chegada a tão sonhada hora de deixar o Ninho das Águias, para alçar voos cada vez mais altos em busca de novos desafios”, pontuou.
Considerado um dos momentos mais especiais realizados pela AFA, a formação de novos oficiais representa, acima de tudo, esperança e a certeza de que a Força Aérea e a população brasileira terão sempre militares treinados e dispostos a manter a missão da Instituição de Defender, Controlar e Integrar. Evidenciando, que, para isso, se faz necessária a formação de Aviadores, Intendentes e Infantes, uma vez que, juntos, aliando conhecimentos, poderão formar a Força Aérea do Futuro.
O primeiro colocado no curso, Aspirante a Oficial Aviador, Yuri Nunes Bitar falou sobre o momento tão esperado por todos. “Foram anos de muito estudo e dedicação e, hoje, ver que fui capaz de passar por tudo isso e conseguir seguir o meu sonho, faz tudo ter valido a pena. E, mais, poder ver meus pais orgulhosos e felizes, me faz crer que minhas escolhas foram certas”, salientou.
“Estejam sempre ao lado de seus filhos, encoraja-os, deem forças, sejam parceiros! O futuro desses e de tantos outros jovens depende do apoio dos pais. Ver meu filho hoje, trilhando o caminho de luta e amor pelo povo brasileiro, me enche de orgulho e certeza de um país melhor”, disse, emocionado, Wagner Bitar, pai do Aspirante a Oficial, Bitar.
“O mérito é dele, eu, como mãe, dei amor e estive ao lado dele durante todos esses anos. E, hoje, me orgulho, do caminho que ele escolheu trilhar. Fez tudo valer a pena! ”, descreveu a mãe do Primeiro colocado da Turma Anúbis, Lúcia Bitar.
A cerimônia de formatura de Oficiais de carreira da FAB é marcada pelo momento sublime de troca de espadas: O Cadete devolve o Espadim e empunha a Espada de Oficial da Força Aérea Brasileira.
Para encerrar a cerimônia, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) realizou um show de acrobacias pelo céu de Pirassununga! E, em especial, a acrobacia intitulada “break”, foi executada em homenagem à Turma Anúbis. Um verdadeiro s how particular!
Fonte: FAB
@FFO