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Abbraccio e Buon compleanno: 60 anos da Frecce Tricolori!

1 de março de 2021

Foto: Frecce Tricolori 

Um dos mais importantes e famosos times de demonstração aérea do mundo está completando seis décadas e de existência: O Frecce Tricolori (“Setas Tricolor”).

Oficialmente, a unidade é designada na Aeronautica Militare Italiana (AMI) como 313 ° Gruppo Addestramento Acrobatico, Pattuglia Acrobatica Nazionale (PAN) Frecce Tricolori , sediado na Base Aérea Rivolto , província de Udine. Criado em 1º de março de 1961, como uma unidade de treinamento e demonstração de acrobacias aéreas. 

A criação da unidade veio de uma necessidade de se unificar em um único esquadrão as diversas unidades de acrobacias aérea que se formaram espontaneamente na AMI, a partir dos anos 1950. Entre elas a Cavallino Rampante (Cavalo Empinado) com os DH100 Vampire do 4 Stormo de 1950. A Esquadrilha Guizzo formada em 1953 pelo 5 Stormo com os F-84G. Em 1956 a Guizzo deu lugar a Tigri Bianche (Tigres Brancos) da 51º Stormo, também com os F-84G.

Foto: Frecce Tricolori 

Em 1857 os Tigres Branco deram lugar ao renascido Cavallino Rampante equipado com os F-86E. O ano de 1957 também viu o surgimento de dois novos esquadrões acrobáticos: o Diavoli Rossi (Red Devils) do 6º Stormo equipada com o F-84F e o Lanceri Neri (Lanceiros negros) do 2ª Aerobrigata condo o F-86E. Em 1959 também foi reconstituída a linha Getti Tonanti equipada com F-84F.

Os Frecce Tricolori 

O primeiro vetor da unidade foi o North American F-86E Sabre. A  primeira apresentação foi 1º de maio de 1961, no aeroporto de Trento – Gardolo, por ocasião do Show Aéreo do Aeroclube local empregando cinco F-86.

Os Sabres foram substituídos pelo FIAT/Aeritalia G.91PAN (Pattuglia Acrobatica Nazionale), abrindo uma tradição de só voar aeronaves fabricadas localmente. O G.91 voaram até 1982, quando chegara os atuais Aermacchi MB-339 PAN.

Foto: Frecce Tricolori 

Em 28 de agosto de 1988, o MB-339PAN protagonizou um acidente no show aéreo de Ramstein , no qual três pilotos e 67 espectadores perderam a vida. Em 2000, eles alcançaram 50.000 horas de voo no Aermacchi MB-339.  O MB-339 PAN será substituído pelo Leonardo M345 HET (High Efficiency Trainer), a partir de 2021.

Hoje a unidade conta com 16 aeronaves e 16 pilotos denominados Pony (Pôneis) e em casa apresentação de cerca de 50 minutos, 9 pilotos participam do show! Apenas os melhores pilotos têm acesso ao Frecce Tricolori : a cada ano um ou dois deles são escolhidos estritamente entre aqueles que têm mais de 1.000 horas de voo na AMI.

#FrecceTricolori60

Fotos: Frecce Tricolori 

@CAS

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