Após ter sido indicada em reunião do Alto-Comando da Aeronáutica, realizada no dia 7 de outubro de 2020 em Brasília, ao posto de Brigadeiro Médica, tonando-se assim a primeira militar do corpo feminino promovida ao posto de Oficial-General da FAB, a atual Diretora do Hospital Central da Aeronáutica (HCA), a então Coronel-Médica Carla Lyrio Martins foi oficialmente promovida a Brigadeiro Médica neste dia 25 de novembro de 2020. Hoje passa a ser um dia histórico para a FAB e para o país.
Sobre a nova posição de destaque, a Oficial-General da Força Aérea expressou o significado desse momento: “O Alto-Comando da Aeronáutica escolheu os novos Oficiais-Generais médicos da nossa Instituição e eu tive o privilégio de compor essa honrosa relação, ocupando, ainda, a posição de primeira mulher a ascender a esse cargo. A alegria pessoal, a honra por ter sido escolhida, a realização profissional e o orgulho de pertencer à Força se misturam em uma explosão de sentimentos”, conta a Brigadeiro Carla Lyrio.
A Brigadeiro Médica Carla já havia sido a primeira mulher a comandar uma unidade da FAB, ao assumir em janeiro de 2016, a Casa Gerontológica Brigadeiro Eduardo Gomes (CGABEG), localizada na Ilha do Governador/RJ. Em 22 de abril de 2020 ela assumiu a direção do Hospital Central da Aeronáutica (HCA), também na Ilha do Governador. Com a promoção, é natural e provável que a primeira Oficial Geral da FAB deva trabalhar na Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA), igualmente localizada na Ilha do Governador.
Segundo a militar, chegar ao Posto de Brigadeiro trata-se da apresentação de uma nova fase, que trará maiores responsabilidades. “É um encargo para o qual me preparei ao longo de 30 anos de trabalho árduo, com comprometimento e com dedicação”, destaca.
Como o profissionalismo é um dos Valores do Comando da Aeronáutica, em um importante momento de ascensão, tal componente não poderia ficar de fora. “Compartilho esta conquista com os profissionais que trabalham e que trabalharam comigo nas Organizações Militares onde servi”, agradece a Oficial-General promovida.
Sobre o que espera para os próximos anos da sua carreira, a militar pontua que a sua motivação ganhou mais um impulso no cenário da FAB. “Espero contribuir ainda mais para o bom desempenho do Sistema de Saúde e, com isso, fortalecer o sucesso no cumprimento da missão da Força Aérea Brasileira!”, finaliza.
A Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins ingressou na Força Aérea em 1990 servindo inicialmente no 1º/10º GAV, da Base Aérea de Santa Maria, como médica de esquadrão. Ela é especialista em Medicina Aeroespacial, Hematologia e Hemoterapia, e possui Pós-Graduação em Vigilância Sanitária e Epidemiológica e em Desenvolvimento Gerencial na Gestão de Serviços de Saúde.
Também integrou o corpo clínico do Esquadrão de Saúde da Academia da Força Aérea (AFA), da Base Aérea de Fortaleza, do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e do Hospital da Força Aérea do Galeão (HFAG). A médica, que já chefiou o Serviço de Hemoterapia, a Comissão de Infecção Hospitalar, o Serviço de Hematologia e a Divisão Médica do HFAG, nasceu em Belo Horizonte/MG, é casada com o Coronel Aviador João Pedro Martins e possui dois filhos, Bruna e João Pedro.
@CAS