A400M realiza certificação de REVO com helicópteros H225. A Airbus realizou em abril uma grande campanha de certificação de reabastecimento em voo de helicópteros com a aeronave A400M Atlas. Segundo a empresa os voos foram um sucesso e coroaram uma importante campanha de certificação de reabastecimento ar-ar de helicópteros, onde foram completadas a maioria dos seus objetivos de desenvolvimento e certificação.
A Airbus Defence and Space pretende obter a certificação completa de reabastecimento ar-ar de helicópteros ainda este ano, com a conclusão de todos os testes de operação noturna obrigatórios. Os testes de voo, realizados em coordenação com a Direção-Geral de Armamento da França (DGA – Direction Générale de l’Armement), envolveram operações com dois helicópteros H225M da Força Aérea Francesa (Armée de l’Air et de l’Espace). A campanha ocorreu em condições diurnas e noturnas na costa oeste da França entre 1.000 pés e 10.000 pés e velocidades de voo de até 105 nós. Nesses voos, foram realizados 81 contatos molhados e transferências de 6,5 toneladas de combustível, que incluíram o reabastecimento simultâneo de dois helicópteros pela primeira vez.
Os testes confirmaram os resultados positivos das operações de contato à seco e molhado realizadas em 2019 e 2020. O reabastecimento ar-ar de helicópteros é uma capacidade militar única e fundamental para as operações de Forças Especiais, envolvendo aeronaves com diferentes perfis de voo e compartilhando um envelope de voo comum muito limitado, exigindo padrões de voo em formação fechada em baixas altitudes e condições noturnas. Com essa capacidade, o A400M se torna uma das poucas aeronaves-tanque do mundo capaz de tais operações.
O H225M multifuncional é um dos poucos helicópteros do mundo capaz de realizar reabastecimento em voo, o que estende o seu alcance padrão de 700 NM em até 10 horas de voo. O A400M tem capacidade para 50,8 toneladas de combustível, sem comprometer a área da cabine de carga, onde também podem ser instalados dois tanques adicionais de 5,7 toneladas cada.
Os tanques da cabine de carga permitem o uso de diferentes tipos de combustível, permitindo que o A400M atenda às necessidades de diferentes tipos de aeronaves receptoras. Como um reabastecedor, o A400M já demonstrou sua capacidade de reabastecer caças, como Eurofighter, Rafale, Tornado ou F/A-18 e outras aeronaves de grande porte, como outro A400M, C295 ou C-130.
Fonte: Airbus
@CAS