A400M espanhol realiza primeiro lançamento de paraquedistas no modo HAHO. Pela primeira vez, um Airbus A400 da Força Aeroespacial da Espanha, ou Ejército del Aire y Espacio (EdAE) realizou o lançamento de paraquedistas no modo HAHO (Alta Altitude, Alta Abertura).
Seis paraquedistas do Esquadrão de Apoio ao Desdobramento Aéreo (EADA) saltaram de um A400M da Ala 31 a uma altitude de 18.000 pés (5.500 metros). A abertura do paraquedas do primeiro militar ocorreu a uma altitude de 16.500 pés, caracterizando um lançamento HAHO.
Este é um tipo de salto muito particular, dada a grande altitude em que é realizado. A ausência de oxigênio exige que tanto os paraquedistas quanto as tripulações das aeronaves utilizem um sistema auxiliar de oxigênio para respiração, a fim de evitar a hipóxia. Isso exige que entre os tripulantes do voo esteja um técnico de oxigênio e de um técnico de treinamento fisiológico.
Este marco é resultado de um trabalho conjunto de preparação e compartilhamento de procedimentos entre a Ala 31, com suas aeronaves T.23 (designação militar espanhola para o A400M), e a EADA, com seus especialistas masters em saltos. Este salto já havia sido testado em altitudes mais baixas, onde não era necessário oxigênio, para garantir a eficácia e segurança dos procedimentos a serem aplicados.
Fonte: EdAE
@FFO