

A400M da RAF terão novo sistema para lançamentos de barcos PRIBAD. A empresa IrvinGQ recebeu um contrato de £ 25 milhões para fornecer um sistema avançado de lançamento aéreo para a aeronave de transporte Atlas A400M da Royal Air Force (RAF).
O acordo abrange a fabricação de até 25 sistemas, suporte e manutenção por até uma década e integração com aeronaves e plataformas marítimas. Conforme a IrvinGQ, o contrato permitirá que as Forças Armadas do Reino Unido lancem barcos infláveis de casco rígido diretamente em ambientes marítimos.
O sistema, conhecido como PRIBAD ou Platform Rigid Inflatable Boat Aerial Delivery, foi projetado para operar grandes embarcações de casco rígido, com comprimentos que variam de 6 a 14 metros e peso de até 12 toneladas. Seus berços intercambiáveis permitem uma reconfiguração rápida dependendo da carga útil, tornando-o adequado para uma variedade de compromissos operacionais.
Mark Steer, presidente da IrvinGQ, descreveu a concessão como um marco para a empresa. “Conquistar este contrato histórico é uma conquista tremenda para a IrvinGQ e uma prova da dedicação e expertise de toda a nossa equipe. Estamos extremamente orgulhosos de entregar esta capacidade crítica ao nosso país, apoiando o Ministério da Defesa do Reino Unido com uma solução comprovada que demonstrou excelente desempenho operacional”, disse ele.
A Equipe de Entrega de Equipamentos Aerotransportados de Defesa e Suporte (DE&S) selecionou o PRIBAD após o que o Ministério da Defesa chamou de uma avaliação rigorosa. O sistema já registrou mais de 500 lançamentos bem-sucedidos com diversas nações e plataformas de aeronaves.
Peter Searle, líder da equipe de entrega de equipamentos de comando e aerotransportados da DE&S, disse: “A concessão deste contrato concretiza a entrega aérea de grandes barcos como um aumento significativo na capacidade do A400M, fruto do trabalho árduo e da diligência de indivíduos importantes da DE&S e em colaboração com agências externas, que têm um profundo conhecimento desta área de nicho”.
O programa entrou na fase de Demonstração e Fabricação. Os testes de voo estão previstos para o final deste ano e início de 2026, conduzidos pelo Centro de Testes e Avaliação Aérea (ATEC), liderado pela QinetiQ e apoiado pelo Centro de Guerra Aérea e Espacial (ASWC).
As entregas ocorrerão até 2028/29 em várias etapas. O treinamento para as equipes da RAF e do British Army, juntamente com as equipes de manutenção, acompanhará a implementação. A IrvinGQ afirmou que o projeto não somente fortalece a prontidão operacional do Reino Unido, mas também proporciona benefícios industriais de longo prazo para o sul do País de Gales.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS