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A400M da RAF tem disponibilidade maiores que os C-130J

7 de dezembro de 2022
A400M da RAF tem disponibilidade maiores que os C-130J. A400M da RAF é o sucessor nato do C-130J na RAF (Foto: UK MoD).
A400M da RAF tem disponibilidade maiores que os C-130J. A400M da RAF é o sucessor nato do C-130J na RAF (Foto: UK MoD).

A400M da RAF tem disponibilidade maiores que os C-130J. Segundo um relatório do Parlamento de Reino Unido, as aeronaves de transporte tático C-130J da Royal Air Force (RAF) tiveram uma disponibilidade menor do que suas contrapartes C-17 e A400M em 14 dos últimos 19 meses, entre março de 2021 a setembro de 2022, incluindo cinco meses em que a taxa de disponibilidade da frota caiu abaixo de 60%. 

A disponibilidade do C-130 atingiu um pico de 71% em cinco meses distintos durante o período do relatório, com 8 a 10 aeronaves prontas para as operações. Já o A400M, que se destina a assumir muitas das funções desempenhadas pelo C-130J quando este último deixar o serviço em 2023, alcançou taxas de 65% a 70% com 13 ou 14 aeronaves disponíveis em qualquer momento.  

Enquanto isso, o C-17, a maior aeronave de transporte estratégico da frota da RAF, registrou taxas de 75% a 88% com 6 a 7 plataformas disponíveis a cada mês do período do relatório. A informação veio à tona após uma resposta escrita ao Parlamento do Reino Unido em 14 de novembro, do Ministério da Defesa, descrevendo as taxas de disponibilidade de mobilidade aérea.  

A400M da RAF tem disponibilidade maiores que os C-130J. Um C-130J-30 da RAF lançando PQDs Ele deve sair de cena em 2023 (Foto: RAF).
A400M da RAF tem disponibilidade maiores que os C-130J. Um C-130J-30 da RAF lançando PQDs Ele deve sair de cena em 2023 (Foto: RAF).

O Reino Unido mantém uma frota de 8 aeronaves C-17, produzidas pela Boeing, além de 21 plataformas A400M da Airbus. A frota de 14 C-130J, designada como aeronave tática, deve ser retirada de serviço em 2023, sem uma substituição direta. Boa parte de frota já foi retirada de serviço, após ser porta a venda em outubro de 2021. Todos deverão ser vendidos até 2023.  

Os C-17A da RAF é a aeronave de transporte mais bem avaliada em termos de disponibilidade (Peter Nicholls/Pool Photo via AP).
Os C-17A da RAF é a aeronave de transporte mais bem avaliada em termos de disponibilidade (Peter Nicholls/Pool Photo via AP).
PeríodoNº de C-17 %* Nº de C-130J %*Nº de A400M %*
1/03/2021 788 960 1470
1/04 2021 788 960 1365
1/05/2021 675 853 1470
1/06/2021 675 853 1365
1/07/2021 788 960 1365
1/08/2021 788 960 1365
1 /09/2021 788 1071 1470
1/10/2021 788 1071 1470
1/11/2021 788 964 1470
1/12/2021 788 857 1365
1/01/2022 788 857 1470
1/02/2022 788 857 1470
1/03/2022 788 1071 1470
1/04/2022 788 964 1365
1/05/2022 675 1071 1365
1/06/2022 675 1071 1470
1/07/2022 675 964 1365
1/08/2022 788 964 1470
1/09//2022 788 964 1470
Crédito: Parlamento do Reino Unido (%* = a disponibilidade da frota em números %)

Com a frota de C-130J começando a sair de serviço nos próximos meses, o A400M — dos quais 21 dos 22 encomendados já foram entregues — assumirá algumas das funções do C-130, entre elas a inserção de Forças terrestres. No entanto, não se sabe se o A400M será liberado para assumir todas as funções do C-130J. Uma área chave é a inserção de pára-quedistas, que ainda precisar a ser totalmente liberado no quesito saltos simétricos de bombordo e estibordo da aeronave. Os saltos pela rampa traseira estão totalmente liberados.

Problemas com o A400M na caixa de câmbio e outros componentes do motor resultaram em taxas de disponibilidade muito mais baixas para a plataforma inicialmente prevista. Para remediar isso, a Airbus tem trabalhado para introduzir o “Mod Pack 2” na frota. Não está claro por qual intervalo as taxas de disponibilidade diferem entre os A400M do Reino Unido de outros operadores equipados com o “Mod Pack 2” e quanto isto vai influenciar a disponibilidade da RAF.

O Plano de Equipamentos 2022 – 2032 do MoD do Reino Unido, divulgado em 29 de novembro, reafirmou a sugestão de que a aposentadoria do C-130J liberaria recursos para adquirir aeronaves A400 adicionais. No entanto, de acordo com o relatório do National Audit Office sobre o Plano de Equipamentos, divulgado no mesmo dia, uma opção de compra de aeronaves A400M adicionais foi avaliada como ‘inacessível’. 

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