A400M da RAF tem disponibilidade maiores que os C-130J. Segundo um relatório do Parlamento de Reino Unido, as aeronaves de transporte tático C-130J da Royal Air Force (RAF) tiveram uma disponibilidade menor do que suas contrapartes C-17 e A400M em 14 dos últimos 19 meses, entre março de 2021 a setembro de 2022, incluindo cinco meses em que a taxa de disponibilidade da frota caiu abaixo de 60%.
A disponibilidade do C-130 atingiu um pico de 71% em cinco meses distintos durante o período do relatório, com 8 a 10 aeronaves prontas para as operações. Já o A400M, que se destina a assumir muitas das funções desempenhadas pelo C-130J quando este último deixar o serviço em 2023, alcançou taxas de 65% a 70% com 13 ou 14 aeronaves disponíveis em qualquer momento.
Enquanto isso, o C-17, a maior aeronave de transporte estratégico da frota da RAF, registrou taxas de 75% a 88% com 6 a 7 plataformas disponíveis a cada mês do período do relatório. A informação veio à tona após uma resposta escrita ao Parlamento do Reino Unido em 14 de novembro, do Ministério da Defesa, descrevendo as taxas de disponibilidade de mobilidade aérea.
O Reino Unido mantém uma frota de 8 aeronaves C-17, produzidas pela Boeing, além de 21 plataformas A400M da Airbus. A frota de 14 C-130J, designada como aeronave tática, deve ser retirada de serviço em 2023, sem uma substituição direta. Boa parte de frota já foi retirada de serviço, após ser porta a venda em outubro de 2021. Todos deverão ser vendidos até 2023.
Período | Nº de C-17 | %* | Nº de C-130J | %* | Nº de A400M | %* |
1/03/2021 | 7 | 88 | 9 | 60 | 14 | 70 |
1/04 2021 | 7 | 88 | 9 | 60 | 13 | 65 |
1/05/2021 | 6 | 75 | 8 | 53 | 14 | 70 |
1/06/2021 | 6 | 75 | 8 | 53 | 13 | 65 |
1/07/2021 | 7 | 88 | 9 | 60 | 13 | 65 |
1/08/2021 | 7 | 88 | 9 | 60 | 13 | 65 |
1 /09/2021 | 7 | 88 | 10 | 71 | 14 | 70 |
1/10/2021 | 7 | 88 | 10 | 71 | 14 | 70 |
1/11/2021 | 7 | 88 | 9 | 64 | 14 | 70 |
1/12/2021 | 7 | 88 | 8 | 57 | 13 | 65 |
1/01/2022 | 7 | 88 | 8 | 57 | 14 | 70 |
1/02/2022 | 7 | 88 | 8 | 57 | 14 | 70 |
1/03/2022 | 7 | 88 | 10 | 71 | 14 | 70 |
1/04/2022 | 7 | 88 | 9 | 64 | 13 | 65 |
1/05/2022 | 6 | 75 | 10 | 71 | 13 | 65 |
1/06/2022 | 6 | 75 | 10 | 71 | 14 | 70 |
1/07/2022 | 6 | 75 | 9 | 64 | 13 | 65 |
1/08/2022 | 7 | 88 | 9 | 64 | 14 | 70 |
1/09//2022 | 7 | 88 | 9 | 64 | 14 | 70 |
Com a frota de C-130J começando a sair de serviço nos próximos meses, o A400M — dos quais 21 dos 22 encomendados já foram entregues — assumirá algumas das funções do C-130, entre elas a inserção de Forças terrestres. No entanto, não se sabe se o A400M será liberado para assumir todas as funções do C-130J. Uma área chave é a inserção de pára-quedistas, que ainda precisar a ser totalmente liberado no quesito saltos simétricos de bombordo e estibordo da aeronave. Os saltos pela rampa traseira estão totalmente liberados.
Problemas com o A400M na caixa de câmbio e outros componentes do motor resultaram em taxas de disponibilidade muito mais baixas para a plataforma inicialmente prevista. Para remediar isso, a Airbus tem trabalhado para introduzir o “Mod Pack 2” na frota. Não está claro por qual intervalo as taxas de disponibilidade diferem entre os A400M do Reino Unido de outros operadores equipados com o “Mod Pack 2” e quanto isto vai influenciar a disponibilidade da RAF.
O Plano de Equipamentos 2022 – 2032 do MoD do Reino Unido, divulgado em 29 de novembro, reafirmou a sugestão de que a aposentadoria do C-130J liberaria recursos para adquirir aeronaves A400 adicionais. No entanto, de acordo com o relatório do National Audit Office sobre o Plano de Equipamentos, divulgado no mesmo dia, uma opção de compra de aeronaves A400M adicionais foi avaliada como ‘inacessível’.
@CAS