• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

A400M da RAF pousa em uma ilha remota no Ártico durante exercício conjunto da OTAN

25 de setembro de 2025

En britisk Airbus A400M lander på Jan Mayen under alliert aktivitet.

A400M da RAF pousa em uma ilha remota no Ártico durante exercício conjunto da OTAN. Fotos: OTAN.
A400M da RAF pousa em uma ilha remota no Ártico durante exercício conjunto da OTAN. Fotos: OTAN.

A400M da RAF pousa em uma ilha remota no Ártico durante exercício conjunto da OTAN. Um avião de transporte pesado A400 Atlas da Royal Air Force (RAF) pousou pela primeira vez na ilha norueguesa de Jan Mayen, a cerca de 500 km a norte do Circulo Polar Ártico. O objetivo da missão foi transportar um veículo tático leve 4×4 (JLTV) do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (USMC), simulando uma operação conjunta de projeção de força.

Realizado no início deste mês, o Exercício “Task Force Archery” envolveu unidades militares da Guarda Nacional da Noruega, da Royal Air Force e dos Royal Marines do Reino Unido, e dos Fuzileiros dos Estados Unidos.

O pouso do pesado A400M da RAF, matrícula ZM411, na pista de terra de 1.500 metros de extensão do aeródromo de Jan Mayens (ICAO: ENJA), serviu para testar os procedimentos operacionais e avaliar as comunicações, simulando contextos táticos de posicionamento de unidades em locais remotos.

Com 377 km quadrados, a ilha vulcânica de Jan Mayen está localizada no extremo oeste do Mar da Noruega, a cerca de 580 km ao norte da Islândia, 480 km a leste da Gronelândia e a aproximadamente 900 km da costa norueguesa.

Os únicos ocupantes de Jan Mayen são equipes rotativas, entre 18 e 35 elementos, das Forças Armadas da Noruega e do Instituto Meteorológico Norueguês, que asseguram o funcionamento da estação meteorológica e a manutenção das infraestrutura local. O destacamento é feito em missões de cerca de seis meses, garantindo assim uma ocupação contínua, mas sem residentes civis permanentes.

Em comunicado, a OTAN afirmou que o extremo norte é uma região estrategicamente vital para a Aliança, servindo como importante rota de ligação entre a América do Norte e a Europa. A atividade regular dos Aliados na região demonstra o compromisso da OTAN em salvaguardar a liberdade de navegação, garantir o acesso a linhas de comunicação marítimas críticas e manter uma dissuasão confiável em um ambiente ártico cada vez mais contestado. Desde 1949 a Noruega é um dos doze estados-membros fundadores da OTAN.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login