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A330 MRTT se qualifica para substituir os CC-150 da RCAF

2 de abril de 2021

An Australian KC-30A Multi Role Tanker Transport (MRTT) from 33SQN, operated by the Aircraft Research and Development Unit, conducts aerial refuelling compatibility flight testing over the Atlantic Ocean with a United States Navy P-8A Poseidon from Air Test and Evaluation Squadron Two Zero.

Os cinco CC-150 Polaris devem serer desativados em cinco anos e substituidos pelo vencedor do ASTRV/STTC (Foto: RCAF).
Os cinco CC-150 Polaris devem serer desativados em cinco anos e substituidos pelo vencedor do ASTRV/STTC (Foto: RCAF).

A330 MRTT se qualifica para substituir os CC-150 da RCAF. O governo canadense convidou em fevereiro ao fabricantes e empresas aeroespaciais para se qualificarem para o projeto Strategic Tanker Transport Capability (STTC) ou em francês Strategic Airlift and Refueling Aircraft (ASTRV). 

O Public Services and Procurement Canada (PSPC) publicou o aviso no site de compras e vendas do governo do Canadá em 12 de fevereiro como uma primeira etapa de um processo de aquisição de três fases, que visa substituir a frota de transporte aéreo estratégico Airbus CC-150 Polaris da Royal Canadian Air Force (RCAF). O CC-150 é versão de reabastecimento em voo e transporte estratégico baseada no avião comercial Airbus A310 designada como A310-304MRT. A Invitation To Qualify (ITQ) ou Convite para Qualificação foi encerrada em 26 de fevereiro.

KC-30A Multi Role Tanker Transport (MRTT)  do 33 SQN,  da Royal Australian Air Force (RAAF) reabastece um P-8A da  Aircraft Research and Development Unit da United States Navy. O A330MRTT é um forte candidato ao ASTRV/STTC (Foto: RAAF).
KC-30A Multi Role Tanker Transport (MRTT) do 33 SQN, da Royal Australian Air Force (RAAF) reabastece um P-8A da Aircraft Research and Development Unit da United States Navy. O A330MRTT é um forte candidato ao ASTRV/STTC (Foto: RAAF).

O programa ASTRV/STTC visa substituir a frota de tanques CC-150 Polaris do RCAF por uma aeronave multifuncional capaz de realizar uma ampla gama de missões e participar de missões da OTAN e NORAD, que vão desde o reabastecimento em voo passando por transporte estratégico e evacuação médica.

A ideia do ASTRV/STTC é de adquiris até seis unidades. A proposta deve ser formalizada até o terceiro trimestre de 2021 (RFP). A nova frota de reabastecedores e de transporte será introduzida na base aérea de Trenton em Ontário. A capacidade operacional inicial (IOC) deverá ser declarada em 2028-2029, com capacidade operacional completa (FOC) em 2030 – 2031.

As empresas tiveram apenas duas semanas para o ITQ. A Airbus apresentou seu A330 MRTT (Multi Role Tanker Transport) baseado no Airbus A330-200 e a Boeing o KC-46A Pegasus, baseado no 767-200ER. Depois de uma análise, apenas o A330 MRTT foi qualificado.

A Boeing foi informada pelo governo do Canadá que o KC-46 “não se qualificava para o projeto de Capacidade de Transporte Estratégico e Reabastecimento do país”. Em resposta a empresa comunicou oficialmente que, “embora desapontados com a decisão, permanece pronta para discutir a nossa oferta, caso o Canadá decida reabrir o processo de licitação.”

O Airbus A330 MRTT  deve sustituir os A310 MRT da RCAF no STRV/STTC (Foto: OTAN).
O Airbus A330 MRTT deve sustituir os A310 MRT da RCAF no STRV/STTC (Foto: OTAN).

A frota atual de Polaris é operado pelo 437 Transport Sqn da Base das Forças Canadenses em Trenton, Ontário, é composta por cinco Airbus A310-304 adquiridos em 1992 da empresa aérea Canadian Airlines. Um é VIP (CC-150) e dois são destinado a missões de transporte (CC-150) e dois foram convertidos em transporte/reabastecedor (CC-150T) em 2008 para o apoio à frota de caças Boeing CF-188 Hornet da RCAF e estão projetados para encerrar o serviço ativo em cerca de cinco anos.

Matriculac/nTipoMatrícula Civil
15001446VIP – “Canada One”F-WQCQ
15002482Transporte C-GLWD
15003425TransporteC-FWDX
15004444REVO/TransporteF-GHUD
15005441REVO/TransporteHS-TIF

A Airbus Defense and Space Canada, informou:

“O A330 MRTT é o único reabastecedor multifuncional de nova geração comprovado em combate disponível no mercado. É certificada para operar com a maioria das aeronaves ocidentais, incluindo caças, aeronaves de transporte e missões em serviço no Canadá. Com mais de 250.000 horas de voo, o MRTT é operado por 13 nações, incluindo aliados importantes da OTAN e parceiros do Grupo de Cinco (Cinco Olhos), como Austrália e Reino Unido”.

“Esta nova aeronave melhorará a flexibilidade, capacidade de resposta, interoperabilidade com nações aliadas, segurança de comunicações e autoproteção da atual frota da Força Aérea Real Canadense”, disse o governo do Canadá.

@CAS

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