A330 MRTT da MMF realiza campanha de REVO com o Gripen. A Multinational Multi-Role Tanker Transport Fleet (MMF) começou a realizar uma campanha de testes de reabastecimento em voo (REVO) com os caças Saab JAS39 Gripen empregando um de seus Airbus A330 Multi Role Tanker Transport (MRTT). A campanha de testes, que iniciou no dia 4 de outubro, será concluída até o próximo dia 21. A aprovação final está prevista para o início de 2023.
O anúncio foi feito pela Agência de Apoio e Compras da OTAN (NSPA — Nato Support and Procurement Agency). A campanha de testes, está sendo realizada na região do Mar Báltico e conta com a participação de um A330 MRTT da Multinational Multi Role Tanker Transport Unit (MMU) matrícula T-060 e vários caças Gripens da Força Aérea da Suécia (SwAF). Atualmente em andamento, esta campanha de testes envolve uma série de avaliações em solo e em voo para receber autorizações operacionais e técnicas relacionadas às missões de REVO do JAS39 com o MRTT.
As atividades relacionadas estão sendo lideradas pela unidade MMF, em estreita coordenação com as Organizações de Teste de Voo Sueca e Holandesa. A campanha está programada para terminar em 21 de outubro, após o qual os relatórios de teste serão entregues à Autoridade de Aeronavegabilidade Militar Holandesa para avaliação final.
A NSPA espera receber a aprovação final no início do próximo ano. Com a aprovação final, a frota MRTT poderá conduzir as futuras missões de REVO, usando seu sistema de mangueira e drogue, com frota de aeronaves Gripen de várias nações, incluindo Suécia e República Tcheca. Isto faz parte de uma estratégia para emprego dos Gripen C/D da SwAF em missões OTAN. Ccapacidade permitirá ainda que os caças Gripen realizem operações de longo alcance, com requisitos mínimos de pouso e reabastecimento.
A frota de aeronaves MRTT da OTAN tem uma capacidade básica de combustível de 111t que permite que a aeronave realize missões de reabastecimento aéreo sem a necessidade de tanques de combustível adicionais. De propriedade da OTAN e gerenciada pela NSPA, a unidade MMF é responsável por fornecer recursos de reabastecimento em voo, transporte estratégico e evacuação médica para seis nações aliadas. Inclui Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, Holanda, República Checa e Noruega.
@CAS