A320neo e Falcon 10X concorrem como futuro vetor MPA da Marinha Francesa. O governo francês encomendou às empresas Airbus Defence e Dassault Aviation estudos iniciais para o desenvolvimento de uma nova Aeronave de Patrulha Marítima (MPA), a partir das suas plataformas A320neo e Falcon 10X, respectivamente. Os contratos de € 10,9 milhões cada, terão um prazo de 18 meses a partir da assinatura.
As duas empresas estudarão uma arquitetura de um futuro sistema de patrulha marítima para substituir a frota MPA Breguet Atlantique 2 (ATL2) da Marinha Francesa na década de 2030. Nos termos dos contratos assinados pela agência francesa de compras de defesa (DGA), cada aeronave “terá que oferecer uma solução economicamente atraente que atenda às necessidades operacionais da Marinha após 2030”. O programa escolhido no final da concorrência será lançado em 2026, informou a DGA.
A França estava contemplando o desenvolvimento conjunto com a Alemanha de um futuro MPA através do programa MAWS (Maritime Airborne Warfare System), encerrado em 2021 após a Alemanha selecionar o Boeing P-8A Poseidon como substituto da dua frota Lockheed P-3C Orion.
As tecnologias a serem consideradas no MPA francês incluem novos sensores e radares, comunicações, links de dados, sistemas de computação baseados em inteligência artificial (IA) e “em particular” a integração do futuro míssil anti-navio desenvolvido pela MBDA para a França e o Reino Unido através do Programa FC/ASW.
A Airbus por vários anos divulgou o potencial MPA dos seus jatos A320, buscando emular o sucesso que a Boeing viu com seu P-8 baseado no 737, mas não conseguiu um contrato de desenvolvimento. A Dassault, por sua vez, avançou em 2021 a possibilidade de uma variante MPA de seu Falcon 10X, um jato executivo de alcance ultralongo que deve entrar em serviço em 2025.
A Marinha Francesa opera uma frota de 22 ATL2, sendo que 18 desses estão passando por atualizações para a configuração Standard 6. Em dezembro do ano passado foi entregue o décimo exemplar modernizado na Estação Aérea Naval de Lann-Bihoue, na Bretanha, noroeste da França. As atualizações incluem um novo sistema de missão e radar Thales Searchmaster, juntamente com a resolução de problemas de obsolescência (detalhes aqui).
@FFO