A USAF certifica os M-346 poloneses. A USAF certificou as aeronaves de treinamento Leonardo M-346 Bielik da Força Aérea Polonesa. Isto significa que os M-346 podem agora substituir as aeronaves T-38C d USAF, o que beneficiará futuros pilotos poloneses de Lockheed Martin F-16 e F-35, que não precisarão voar nos Estados Unidos realizar a formação operacional.
Graças ao certificado recebido da USAF, os futuros pilotos da Eslováquia e/ou da Bulgária também poderão treinar na Polônia. A 41ª Base de Treinamento Aéreo de Deblin (BLSz 41) recebeu um certificado da USAF confirmando que o sistema polonês de treinamento de pilotos de F-16 no M-346 Bielik é equivalente ao treinamento realizado nos Estados Unidos no T-38C, na fase de Introdução dos Fundamentos de Aeronaves de Combate. Os americanos também determinaram que a certificação atende aos requisitos para direcionar os pilotos para treinar no F-35. A certificação ocorreu no final do ano passado em Deblin e durou uma semana.
Os pilotos americanos começaram o exame do sistema de treinamento polonês com as aulas teóricas, que são dadas aos futuros pilotos de F-16. Eles avaliaram, entre outras coisas, as habilidades didáticas dos instrutores responsáveis por essa parte do treinamento. Em seguida, observaram o treinamento no simulador de voo M-346 e todas as etapas do treinamento aéreo: planejamento da missão, briefing, tarefa de voo e debriefing.
Os resultados da revisão americana foram positivos, uma vez que a Força Aérea Polonesa atende aos requisitos estabelecidos pelos Estados Unidos para a formação de pilotos de aeronaves de quarta e quinta geração. A certificação do sistema de treinamento Bielik é um marco na construção do sistema de treinamento de pilotos de aeronaves de combate. Graças ao certificado, os países que não planejam desenvolver sua própria infraestrutura de treinamento poderão treinar pilotos na Polônia.
A frota de M-346 na 41ª Base de Treinamento Aéreo de Deblin agora consiste em 12 aeronaves. Outros quatro se juntarão à base nos próximos meses, fechando 16 Bieliks.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS