A Ucrânia está testando um UAV feito em impressora 3D. Segundo relatos, a Alemanha presenteou as forças militares ucranianas com um drone de longo alcance impresso em 3D. Foi uma parceria entre uma ONG americano-ucraniana e a alemã Donaustahl GmbH, que permitiu o financiamento deste projeto.
O auxílio fez com que vários dos drones imprimíveis em 3D Titan Falcon V2 feitos pela empresa americana Titan Dymamics. Três já foram construídos e generosamente cedidos às Forças Armadas da Ucrânia. Atualmente, dois deles estão sendo submetidos a testes intensivos nos diversos terrenos operacionais da Ucrânia, mostrando a sua versatilidade e resistência em diferentes ambientes.
O Titan Falcon V2 é ostenta características de alto nível, como uma extraordinária autonomia de até 6 horas e um alcance operacional de até 400 km. Equipado com uma câmera FPV para vigilância em tempo real, sua construção flexível também permite a montagem de uma câmera com lente de 2,5 polegadas — que amplia suas capacidades de coleta de informações.
A Titan Dynamics Inc., é uma start-up inovadora que está por trás desses UAVs de última geração. Dedicados ao desenvolvimento de aeronaves de asa fixa e de decolagem e pouso vertical (VTOL) imprimíveis em 3D. O objetivo é a otimização da eficiência, maximização da funcionalidade e aumento das capacidades de longo alcance dos UAV, ao mesmo tempo, em que reduz significativamente os custos de produção.
A ideia é que o Falcon entre em serviço em breve em missões ISR. No site da empresa, ele possui duas versões: uma com cauda convencional e outra com cauda em “V”. Ambos custam US49,99.
@CAS