A Turquia entregará à Marinha do TCG Anadolu ainda em 2022. O futuro navio de assalto anfíbio multifuncional da Turquia, o TCG Anadolu (L 400), abriu suas portas para membros da imprensa pela primeira vez no sábado – 17/09. O TCG Anadolu, exposto no estaleiro Tuzla em Istambul, é uma das principais plataformas da Marinha Turquia para os próximos anos.
O TCG Anadolu (L 400), é um navio do tipo Helicóptero de Desembarque (LHD — Landing Helicopter Dock) inspirado no LHD da Armada da Espanha, Juan Carlos I (L 61). Ele está programado para ser entregue ao Comando das Forças Navais antes do final deste ano. Atualmente, os últimos testes estão sendo realizados na plataforma, que foi lançada em 2015 sob a direção da Presidência das Indústrias de Defesa (SSB). Ismail Demir, chefe do SSB, disse a imprensa que uma nova era começou com o TCG Anadolu.
“Sob o projeto, uma força de pelo menos um batalhão no Mar Egeu, Mediterrâneo e Mar Negro poderá se deslocar para a região da crise com seu próprio apoio logístico, sem a necessidade de apoio do local da equipe”.
Em 2015, as Forças Navais turcas anunciaram em seu relatório de estratégia o objetivo de dar a Marinha turca capacidade ter projeção de força ao nível regional. O relatório de 48 páginas estabeleceu um caminho para a modernização da marinha. Ele delineou desenvolvimentos regionais e globais, incluindo a construção de um LHD entre seis a dez anos. O projeto LHD, que começou em 2015, está em fase de conclusão, onde a taxa de produção nacional está em torno de 70%. “Este será o maior navio de guerra da Turquia e existem apenas 12 países no mundo que possuem navios desse tamanho. Nossa marinha reforçará seu poder com este navio”, disse Demir. A embarcação, que foi lançada em maio de 2019, iniciou os testes de aceitação no mar em junho de 2022. Os testes ainda estão em andamento.
O navio, que fará parte da aliança da OTAN, será o primeiro de seu tipo a ser implantado com veículos aéreos de combate não tripulados (UCAV). O Bayraktar TB3 UCAV, que atualmente está sendo desenvolvido nas instalações de Baykar, é uma variante do famoso Bayraktar TB2. O L 400 usará também o UCAV Baykar Kızılelma e jato Turkish Aerospace Industries (TAI) Hürjet, também estarão entre as aeronaves a serem implantadas no TCG Anadolu.
O Kızılelma (“Maçã Vermelha”), como é chamado o Sistema Nacional de Veículos Aéreos de Combate Não Tripulados (MIUS), está se preparando para fazer seu voo inaugural, enquanto o Hürjet é uma aeronave de treinamento avançado e ataque leve desenvolvida pela TAI. Helicópteros AH-1W SuperCobra e helicópteros de uso geral também serão implantados no TCG Anadolu.
A plataforma permite também o emprego de aeronaves STOVL (Short Take-Off / Vertical Landing) como o F-35B. Porém desde o impasse da compra dos sistemas defesa russos S-400 e o alijamento da Turquia do programa F-35 em 2021, esta opção ficou mais difícil de ser exercida.
Especificações do TCG Anadolu (L 400)
@CAS