A Sukhoi modificou a cauda em V e os flaps do Su-75. Informações vindas de relatórios russos indicam que o protótipo russo Su-75 Checkmate foi modificado pela Rostec. Ele teria recebido modificações no design de cauda e nos flaps, indicando ajustes aerodinâmicos.
Os desenvolvedores modificaram a cauda em “V” do protótipo e decidiram ir além, redesenhando os flaps da aeronave. Muito provavelmente, isso foi feito para reduzir ainda mais a assinatura radar (Radar Cross–Section — RCS). O design da cauda em “V” tem várias desvantagens, que tornam o Su-75 inadequado para uso em caças furtivos.
Um dos principais problemas é que a cauda é que ela cria uma assinatura de radar maior do que outros designs de cauda. Isso ocorre porque as superfícies angulares da cauda em V refletem ondas de radar em várias direções, facilitando a detecção da aeronave pelos sistemas de defesa aérea.
Outro problema com o design da cauda em V é que pode ser mais difícil de controlar do que outros designs de cauda. As superfícies da cauda em V estão interconectadas e se movem juntas para controlar a inclinação e a guinada da aeronave. Isso pode tornar mais difícil para os pilotos manter o controle da aeronave em determinadas situações, como durante manobras de alta velocidade, de alto ângulo de ataque ou em condições turbulentas.
O que o Su-75 pode obter com as modificações? Embora as modificações da cauda em “V” tenham sido mencionadas apenas na mídia russa até agora, não há nenhuma palavra sobre qual a nova forma de configuração do protótipo.
Uma forma possível é a de cauda que é adequada para furtividade é a dente de serra. A cauda dente de serra consiste em uma série de superfícies planas anguladas em um padrão de dente de serra. Este projeto ajuda a dispersar e absorver as ondas de radar, reduzindo o RCS da aeronave. A cauda dente de serra também cria menos arrasto do que a cauda em V.
Outro formato de cauda adequado para furtividade é a cauda totalmente móvel. A cauda totalmente móvel consiste em uma única superfície que se move para cima e para baixo para controlar a inclinação da aeronave, como a do SR-71. Esse projeto elimina a necessidade de superfícies de controle separadas, reduzindo o RCS da aeronave. A cauda em movimento também cria menos arrasto do que a cauda em V.
Finalmente, a cauda em T é outro formato de cauda adequado para aeronaves furtivas. A cauda em T consiste em um estabilizador horizontal montado no topo do estabilizador vertical, criando uma forma de T. Esse projeto ajuda a reduzir o RCS da aeronave, protegendo o estabilizador horizontal dos sistemas de radar terrestres. A cauda em T também cria menos arrasto do que a cauda em V, permitindo maior velocidade e alcance.
O Su-75 está posicionado como um caça leve polivalente e, ao contrário do bimotor Su-57, possui apenas um motor. Talvez de olho no concorrente americano F-35. Segundo o fabricante, as versões experimentais do Su-75 serão equipadas com o mais recente motor de “segundo estágio”, chamado Izdelie 30.
É com ele que o peso de decolagem de um caça pode ser de pelo menos 18 toneladas, incluindo 7 toneladas de armas de mísseis e bombas. Mas, como ficou conhecido mais tarde, um número suficiente desses motores aparecerá antes de 2025.
Quanto aos equipamentos militares, a fuselagem abrigará três compartimentos de armas: um principal e dois laterais. As baias laterais são projetadas para mísseis ar-ar, mas têm a opção de montar três mísseis ar-ar ou dois mísseis ar-terra. O comprimento do lutador Checkmate será de 17,5 m e a envergadura de 11,8 m. Em comparação com o Su-35, que tem 20 m de comprimento e 14 m de envergadura, a nova aeronave é mais compacta.
Outro ponto é interessante: apareceram imagens do Su-75 sem cockpit. Graças ao princípio do design modular, três versões do caça são possíveis: combate de assento único, treinamento de combate de dois assentos e não tripulado, que apareceu nas imagens vazadas na rede. Obviamente, o lutador é projetado para atender às diferentes necessidades dos compradores.
Por que existem tantas esperanças para um novo lutador? O fato é que hoje não existem concorrentes no mundo com exatamente as mesmas características técnicas, mas a principal e significativa vantagem é o preço.
Yuriy Slyusar, Diretor Geral da United Aircraft Corporation (UAC), expressou uma opinião sobre este assunto: “Em nossa opinião, existem muitas aeronaves monomotoras no mercado agora, a um preço aceitável e economicamente viável que será acessível para a maioria dos clientes de aeronaves militares multimissão”.
O novo caça deve custar entre 30 e 35 milhões de dólares, várias vezes mais barato que o concorrente americano F-35 (US$ 83,4 milhões). Ainda assim, o Su-75 Checkmate tem todas as chances de entrar em mercados estrangeiros e também, possivelmente, de servir na força aérea russa.
@CAS