

A STM revela o UAV hexacóptero armado BOYGA-B com maior capacidade de carga. Após o lançamento do UAV quadricóptero BOYGA para lançamento de munições, a STM apresentou o BOYGA-B, em configuração hexacóptero, capaz de transportar cargas de munição maiores.
O BOYGA-B, sucessor do BOYGA atualmente em uso pelo Exército Turco, possui uma configuração com maior potência graças à configuração hexacóptero, permitindo maior carga bélica e novas opções de munição.
Enquanto o BOYGA básico pode transportar somente um projétil de morteiro MKE MOD-132 de 81 mm, feito para lançamento a partir de drones, o BOYGA-B pode transportar dois. A munição MOD-132, com peso de dois quilogramas, contém 1300 esferas de aço de 5 mm com espoleta de impacto.
Além disso, o novo UAV armado possui opções de munição inteligente, como uma munição TUNGA e um UAV kamikaze FPV KARGU. A TUNGA, apresentada na IDEF2025, é uma munição inteligente de queda livre extremamente leve, equipada com um buscador EO/IR de modo duplo. A munição, que pesa 3,45 kg, utiliza orientação por GNSS com um buscador gimbalizado, que inclui uma câmera de TV HD com zoom de 10x e uma câmera térmica de 640×512 px. A ogiva, similar à da MOD 132, pesa 1,75 kg e inclui 1980 esferas de aço e uma espoleta de proximidade para atingir uma área de 20×20 m.
O míssil KARGU FPV, além de uma ogiva de fragmentação, pode transportar uma carga moldada para o engajamento eficaz de veículos blindados, como demonstrado anteriormente.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS