Os militares russos estão demonstrando interesse em comprar um grande lote de helicópteros de transporte militar Mi-8AMTSh-VN para as Forças de Operações Especiais do Exército Vermelho. A informação dada por Andrey Boginsky, diretor geral da Rússia Helicópteros em 31 de julho deste ano foi novamente ratificada este mês. O ministério da Defesa da Rússia já havida adquirido 10 unidades, mas este número poderá chegar a 100.
No início de julho, a assessoria de imprensa da Russian Helicopters anunciou o início dos testes de voo do Mi-8AMTSh-VN, cuja primeira fase está prevista para ser concluída em novembro.
A planta da Mil decidiu desenvolver proativamente um helicóptero para as Forças de Operações Especiais em 2017. Em maio de 2018, o trabalho de desenvolvimento sob a designação “Sapsan” foi aprovado pelo Ministério da Defesa da Rússia.
Em julho de 2019 foi assinado um contrato com a holding Russian Helicopters para o fornecimento dos primeiros 10 Mi-8AMTSh-VN às tropas do Exército Russo, com entregas previstas o final de 2021.
De acordo com a Russian Helicopters, o Mi-8AMTSh-VN teve um aumento na capacidade de sobrevivência em combate se comparado ao próprio Mi–8. Não apenas a tripulação, mas as partes vitais são protegidas por uma blindagem, entre elas piso do compartimento de carga. O novo Mil Mi-8 está armado com metralhadoras de 12,7 mm. Junto com armas de pequeno porte e canhões, mísseis não guiados e bombas de vários calibres, o helicóptero pode usar mísseis guiados que permitem combater alvos aéreos e destruir alvos terrestres e veículos blindados inimigos .
Para emprego noturno, o Mi-8AMTSh-VN é equipado com sistema optoeletrônico giroestabilizado (FLIR/TV), holofote com espectro infravermelho, equipamento de iluminação interna que permite o use de óculos de visão noturna.