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A RAF em busca de um Aggressor

8 de novembro de 2021
A RAF em busca de um Aggressor. A RAF está em busca de um treinador de combate privado (Foto: RAF).
A RAF em busca de um Aggressor. A RAF está em busca de um treinador de combate privado para substituir os Hawk do 100 Sqn (Foto: RAF).

A RAF em busca de um Aggressor. O British Integrated Review decidiu, entre outras coisas, a retirada antecipada do BAE Hawk T1 de todas as funções, exceto da equipe acrobática Red Arrows. Isso significa que, no final de março de 2022, tanto o Naval Air Squadron (NAS) 736 quanto o 100 Sqn da RAF ficarão sem aeronaves, deixando a descoberto o papel de aeronave agressora, em apoio à frota e treinamento do JTAC e demais missões de treinamento operacional.

A Royal Navy visa definitivamente um uso maior de drones para a simulação de ataques aéreos e de mísseis contra a frota, e também, testou o Qinetiq BANSHEE 80+ a bordo do porta-aviões HMS Prince of Walles (R09). A Marinha já planejou desativar os Hawks em 2022, então está mais bem preparada.

A RAF planejou manter o 100 Sqn em serviço até 2027, e com a saída do Hawk para 2022 lançou, sob uma demanda de urgência, uma licitação para garantir o contrato com uma empresa até o verão de 2022. A RAF estima uma necessidade de 2.400 horas de voo anuais, com picos de 12 surtidas por dia, das quais até 4 simultâneas. O total não inclui as horas de voo exigidas para treinar e manter qualificados os pilotos.

As aeronaves fornecidas serão equipadas com radar, alerta de radar (RWR) e com equipamentos adicionais, como pods de telemetria, fornecidos pela RAF. As aeronaves devem ter um bom desempenho transônico, com a exigência de ser capaz de sustentar a aceleração 5G e a velocidade de Mach 0,75 com cargas externas em altitudes entre 20.000 e 30.000 pés.

Uma tentativa anterior de adquirir um serviço aéreo aggressor completo para apoiar o treinamento operacional, o projeto de Apoio Aéreo ao Treinamento Operacional de Defesa (ASDOT – Support to Defence Operational Training), foi encerrada em 2020 porque as ofertas das empresas concorrentes não foram julgadas satisfatórias do ponto de vista operacional. Agora surge uma nova oportunidade para empresas Leonardo para oferecer um pacote de serviços baseado no M-346, ou mesmo para empresas especializadas em combate dissimilar como Hawker Hunter Aviation (HHA), Draken, ATAC entre outras.

@CAS

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