A Polônia já entregou dez caças MiG-29 para a Ucrânia. A afirmação foi dada pelo vice-primeiro-ministro polonês e ministro da Defesa, Mariusz Blaszczak, após uma reunião com sua contraparte canadense, Anita Anand, em Ottawa.
“Entregamos dez MiG-29 para a Ucrânia”, disse Blaschak durante um recente entrevista. No final de abril, o Hellduck Media que spotters poloneses fotografaram um voo de aeronaves duas MiG-29 já ostentando marcas de identificação removidas, e que, provavelmente, estavam em fase de repassa a Força Aérea da Ucrânia. Era um MiG-29UBM e um MiG-29M pintados em dois tons de cinza usado pela Força Aérea da Polônia, porém sem marcas de unidade.
Apesar de sua idade, os caças poloneses ainda conseguem realizar tarefas de defesa aérea, entre elas a de caçadores de numerosos mísseis de cruzeiro subsônicos russos, como o Kh-101 e o Kalibr.
Em 13 de abril, o governo alemão concedeu permissão à Polônia para exportar caças a jato, que recebeu nos anos noventa da Luftwaffe. Após a reunificação da Alemanha em 1990, os MiG-29A/UB foram vendidos para outros países, entre eles a Polônia, que comprou 23 MiG-29, que posteriormente, foram modernizados para MiG-29M e MiG-29UBM.
Em meados de abril, a Eslováquia também concluiu a transferência de seus caças MiG-29 para a Ucrânia. Todos os 13 aviões de combate, foram entregues às Forças Armadas da Ucrânia para conter a invasão russa, já estão no território da Ucrânia.
@CAS