• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

A Polônia confirma a transferência de 9 caças MiG-29 para a Ucrânia

23 de janeiro de 2026

A B-52H Stratofortress from the 69th Expeditionary Bomb Squadron at RAF Fairford, England, flies in formation with two Polish Air Force MiG-29s and two F-15E Strike Eagles from the 336th Fighter Squadron at Seymour Johnson Air Force Base, North Carolina, Feb. 24, 2022. The 69th EBS Bomber Task Force mission was integrate with U.S. Eastern European Allies.(U.S. Air Force photo by Airman 1st Class Zachary Wright)

A Polônia confirma a transferência de 9 caças MiG-29 para a Ucrânia. Foto: USAF/Airman 1st Class Zachary Wright.
A Polônia confirma a transferência de 9 caças MiG-29 para a Ucrânia. Foto: USAF/Airman 1st Class Zachary Wright.

A Polônia confirma a transferência de 9 caças MiG-29 para a Ucrânia. O Governo da Polônia confirmou que iniciou os preparativos para a transferência de até nove caças MiG-29 para a Ucrânia em condições operacionais.

A primeira entrega está prevista para ocorrer assim que os preparativos técnicos forem concluídos. A decisão já foi tomada ao nível governamental e aguarda agora a coordenação final com o Ministério da Defesa ucraniano. Como havíamos adiantado aqui, no final do ano passado o assunto já estava praticamente sacramentado, na medida que os últimos MiG-29 estavam para ser retirados de serviço.

Em janeiro de 2026, o processo já ultrapassou a fase de aprovação política e agora se concentra em questões práticas, como o estado das aeronaves, a logística, o planejamento de manutenção e a coordenação entre as autoridades de defesa polonesas e ucranianas.

A transferência faz parte do esforço contínuo da Polônia para apoiar a Ucrânia na redução da frota de aeronaves obsoletas de sua força aérea. Paweł Zalewski, responsável por assuntos de defesa e política internacional, afirmou que Varsóvia aguarda a confirmação do Ministério da Defesa ucraniano sobre os aspectos técnicos restantes. Ele acrescentou que a Ucrânia decidiu aceitar a oferta, embora tenha enfatizado que esclarecimentos de praxe ainda são necessários antes da implementação.

Esses esclarecimentos incluem questões relacionadas à logística, responsabilidades de manutenção e o status operacional das aeronaves a serem transferidas. Zalewski confirmou que o lote inicial será composto por menos de dez aeronaves, apesar do número máximo mencionado publicamente ser nove.

Essa abordagem reflete a intenção da Polônia de alinhar a assistência militar aos seus próprios planos de modernização das forças armadas. Outro vice-ministro da Defesa polonês, Cezary Tomczyk, afirmou anteriormente que entre seis e nove MiG-29 estavam próximos da aposentadoria e poderiam ser transferidos, um número consistente com referências posteriores a um total de até nove aeronaves. A Polônia planeja aposentar um total de 14 MiG-29, o que significa que a transferência envolveria aeronaves já desativadas, que podem servir como fornecedoras de peças. Autoridades polonesas enfatizaram que isso não enfraquecerá a defesa aérea nacional, visto que a frota de MiG-29 está sendo substituída por aeronaves de combate leves FA-50 e pela planejada introdução dos caças multifuncionais F-35.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login