A nave espacial Airbus JUICE chega a Toulouse. Toulouse, 12 de agosto de 2021 – A nave espacial JUICE (JUpiter ICy moons Explorer/Explorador das Luas Geladas de Jupter) construída pela Airbus para a Agência Espacial Europeia (ESA – European Space Agency) chegou a Toulouse na França no dia 12 de agosto, onde será feita a sua montagem final e a campanha de teste no Airbus’ satellite integration centre, antes de ser enviada para Kourou na Guiana Francesa para o lançamento no fuguete Ariane 5.
Depois de três meses de atividades intensas para testes de vácuo térmico na câmara do Large Space Simulator (LSS) no centro de testes da ESA no ESTEC em Noordwijk, Holanda, a JUICE está de volta à Airbus. Excepcionalmente, foi transportado por via aérea para Toulouse, a bordo de um Antonov 124 da Volga Dnepr, para economizar tempo e permanecer no caminho certo para cumprir o cronograma interplanetário apertado para chegar ao sistema de Júpiter.
Cyril Cavel, gestor do projecto JUICE na Airbus disse à chegada: “É a primeira vez que vejo um satélite a chegar a Toulouse de avião, o que mostra a importância desta missão para a ESA e a comunidade científica. Agora, nós da Airbus temos que aproveitar o excelente trabalho de todos os nossos parceiros industriais e científicos. Mal posso esperar pelo lançamento desta missão ambiciosa e ver o tremendo progresso ao conhecimento humano que ela trará – embora tenhamos que esperar quase 10 anos, antes que ela chegue a Júpiter!”
A abertura do recipiente de proteção pressurizado e a transferência para a sala limpa já foram concluídas. A Airbus irá agora finalizar a montagem da configuração de voo, incluindo a integração das últimas unidades de instrumentos e os maiores painéis solares de satélite já feitos para exploração planetária.
Por último, mas não menos importante, os testes ambientais, incluindo compatibilidade eletromagnética (EMC), mecânica, implantação e propulsão, continuarão até o próximo ano na corrida para o lançamento.
A espaçonave de 6,2 toneladas partirá em 2022 em sua jornada de quase 600 milhões de quilômetros até Júpiter. A JUICE carregará 10 instrumentos científicos de última geração, incluindo câmeras, espectrômetros, um radar de penetração de gelo, um altímetro, um experimento de rádio ciência e sensores para monitorar campos elétricos e magnéticos e o ambiente de plasma no sistema Jovian.
A JUICE fará um tour único pelo sistema de Júpiter, que incluirá estudos aprofundados de três luas potencialmente portadoras do oceano: Ganimedes, Europa e Calisto. Durante sua missão de quatro anos, a JUICE irá coletar dados para entender as condições para a formação de planetas gasosos gigantes e o surgimento de habitats de vida profunda.
Ela passará nove meses orbitando a lua gelada Ganimedes analisando sua natureza e evolução, caracterizando seu oceano subterrâneo e investigando sua habitabilidade potencial. Como contratante principal da ESA, a Airbus está liderando um consórcio industrial de mais de 80 empresas em toda a Europa.
Fonte Airbus
@CAS