

A melhor imagem conhecida do KJ-3000 AEW&C chinês. O protótipo do futuro avião chinês KJ-3000 de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (AEW&C) foi fotografado recentemente em mais um voo de testes. A imagem, talvez a de melhor qualidade vista no ocidente até o momento, mostra aeronave pousando em um aeroporto desconhecido na China.
A aeronave, matrícula 7821, é o único protótipo conhecido da futura plataforma AEW&C da Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLAAF). Ele está sendo desenvolvido a partir do cargueiro Xian Y-20B, diferentemente do atual KJ-2000 AEW&C (veja abaixo), o qual foi baseado nos envelhecidos jatos de transporte russos Il-76. Como todo projeto militar chinês, o desenvolvimento do KJ-3000 está envolto sob forte sigilo e todas informações disponíveis são especulações feitas por especialistas interessados no assunto.

De acordo com essas análises, o KJ-3000 é equipado com quatro modernos motores chineses WS-20, os quais consomem menos combustível, fornecem maior alcance e mais capacidade de arga útil ( 66 toneladas). Além disso, esses motores de alto desempenho fornecem energia elétrica extra para alimentar os avançados sistemas eletrônicos embarcados.
Sobre a fuselagem do KJ-3000 está um grande compartimento aerodinâmico fixo em forma de prato que acomoda um poderoso radar de varredura eletrônica ativa (AESA), que se assemelha muito com os sistemas rotativos do KJ-2000 AEW&C, do russo A-50 Mainstay e do ocidental E-3 Sentry AWACS. Estima-se que o radar AESA do KJ-3000 terá cobertura 360 graus, alcance de até 1.000 quilômetros, capacidade de detectar até 100 alvos simultâneos, incluindo os jatos furtivos de quinta geração como os americanos F-22 e o F-35.
Os modernos sistemas de comunicação embarcados, especialmente os datalinks de alta capacidade, colocarão os KJ-3000 entre as principais plataformas em um eventual conflito futuro. Atuando como um centro de operações aéreas e de coordenação tática, a robusta rede de dados do KJ-3000 integraria importantes comandos e plataformas em todos ambientes envolvidos na operação (ar, terra e mar).
A atual frota de plataformas AEW&C chinesa







Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO