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A melhor imagem conhecida do KJ-3000 AEW&C chinês

2 de outubro de 2025
A melhor imagem conhecida do KJ-3000 AEW&C chinês. Foto: via @RupprechtDeino.
A melhor imagem conhecida do KJ-3000 AEW&C chinês. Foto: via @RupprechtDeino.

A melhor imagem conhecida do KJ-3000 AEW&C chinês. O protótipo do futuro avião chinês KJ-3000 de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (AEW&C) foi fotografado recentemente em mais um voo de testes. A imagem, talvez a de melhor qualidade vista no ocidente até o momento, mostra aeronave pousando em um aeroporto desconhecido na China.

A aeronave, matrícula 7821, é o único protótipo conhecido da futura plataforma AEW&C da Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLAAF). Ele está sendo desenvolvido a partir do cargueiro Xian Y-20B, diferentemente do atual KJ-2000 AEW&C (veja abaixo), o qual foi baseado nos envelhecidos jatos de transporte russos Il-76. Como todo projeto militar chinês, o desenvolvimento do KJ-3000 está envolto sob forte sigilo e todas informações disponíveis são especulações feitas por especialistas interessados no assunto.

Embora seja classificado como uma aeronave de alerta antecipado aerotransportado, a detecção de alvos é parte da sua função do KJ-3000. A conexão de dados com diferentes vetores e comandos na zona de conflito seria a sua mais importante missão. Arte: redes sociais.
Embora seja classificado como uma aeronave de alerta antecipado aerotransportado, a detecção de alvos é parte da sua função do KJ-3000. A conexão de dados com diferentes vetores e comandos na zona de conflito seria a sua mais importante missão. Arte: redes sociais.

De acordo com essas análises, o KJ-3000 é equipado com quatro modernos motores chineses WS-20, os quais consomem menos combustível, fornecem maior alcance e mais capacidade de arga útil ( 66 toneladas). Além disso, esses motores de alto desempenho fornecem energia elétrica extra para alimentar os avançados sistemas eletrônicos embarcados.

Sobre a fuselagem do KJ-3000 está um grande compartimento aerodinâmico fixo em forma de prato que acomoda um poderoso radar de varredura eletrônica ativa (AESA), que se assemelha muito com os sistemas rotativos do KJ-2000 AEW&C, do russo A-50 Mainstay e do ocidental E-3 Sentry AWACS. Estima-se que o radar AESA do KJ-3000 terá cobertura 360 graus, alcance de até 1.000 quilômetros, capacidade de detectar até 100 alvos simultâneos, incluindo os jatos furtivos de quinta geração como os americanos F-22 e o F-35.

Os modernos sistemas de comunicação embarcados, especialmente os datalinks de alta capacidade, colocarão os KJ-3000 entre as principais plataformas em um eventual conflito futuro. Atuando como um centro de operações aéreas e de coordenação tática, a robusta rede de dados do KJ-3000 integraria importantes comandos e plataformas em todos ambientes envolvidos na operação (ar, terra e mar).

A atual frota de plataformas AEW&C chinesa

KJ-2000

KJ-2000: variante desenvolvida localmente pela Xian Aircraft Corporation (XAC) equipada com radar rotativo Tipo 88, a partir do russo A-50 Mainstay, ambos baseados nos aviões de transporte Il-76.
KJ-2000: variante desenvolvida localmente pela Xian Aircraft Corporation (XAC) equipada com radar rotativo Tipo 88, a partir do russo A-50 Mainstay, ambos baseados nos aviões de transporte Il-76.

KJ-700

KJ-700: as primeiras imagens desta aeronave surgiram em junho de 2024, e poderia ser uma versão avançada do KJ-500H AEW com uma atualização de meia-vida (MLU) evoluindo para uma plataforma ISR multifuncional.
KJ-700: as primeiras imagens desta aeronave surgiram em junho de 2024, e poderia ser uma versão avançada do KJ-500H AEW com uma atualização de meia-vida (MLU) evoluindo para uma plataforma ISR multifuncional.

KJ-600

KJ-600: bimotor turboélice desenvolvido para operações embarcadas no porta-aviões Fujian, único equipado com o Sistema de Lançamento Eletromagnético (EMALS) e com capacidade para lançar e recuperar este tipo de aeronave. O KJ-600 é considerado o equivalente chinês do norte-americano E-2C/D Hawkeye.

KJ-500

KJ-500: baseado na fuselagem do bimotor Y-9 é usado pela Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLAAF) e pela Aviação Naval do Exército de Libertação Popular (PLAAF).
KJ-500: baseado na fuselagem do bimotor Y-9 é usado pela Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLAAF) e pela Aviação Naval do Exército de Libertação Popular (PLAAF).

KJ-200

KJ-200: também conhecido como Y-8W, este turboélice é baseado na fuselagem redesenhada do Y-8 Categoria III, com um nariz sólido e nova seção de cauda sem a rampa de carregamento traseira.
KJ-200: também conhecido como Y-8W, este turboélice é baseado na fuselagem redesenhada do Y-8 Categoria III, com um nariz sólido e nova seção de cauda sem a rampa de carregamento traseira.

Y-8J

Y-8J: conhecido desde o ano de 2000, esta plataforma AEW foi desenvolvida pela Shaanxi Aircraft Corporation (SAC) especialmente para a aviação naval chinesa e equipada com um radar de vigilância britânico Skymaster alojado em um radome proeminente. Tem como base o avião de transporte turboélice Y-8 (versão chinesa do soviético Antonov 12).
Y-8J: conhecido desde o ano de 2000, esta plataforma AEW foi desenvolvida pela Shaanxi Aircraft Corporation (SAC) especialmente para a aviação naval chinesa e equipada com um radar de vigilância britânico Skymaster alojado em um radome proeminente. Tem como base o avião de transporte turboélice Y-8 (versão chinesa do soviético Antonov 12).

WZ-9

WZ-9 Divine Eagle (drone): a primeira aeronave não tripulada do mundo destinada para a função AEW&C. Equipado com um motor a jato, ele tem um design incomum com duas fuselagens unidas pela asa e dois estabilizadores verticais.
WZ-9 Divine Eagle (drone): a primeira aeronave não tripulada do mundo destinada para a função AEW&C. Equipado com um motor a jato, ele tem um design incomum com duas fuselagens unidas pela asa e dois estabilizadores verticais.

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