A Marinha da República Islâmica do Irã (IRIN) realizou nesta semana, um exercício de dois dias, envolvendo mísseis de curto alcance no Golfo de Omã, onde pela primeira vez foi utilizado o seu mais novo e maior navio militar, o porta-helicópteros, IRINS Makran (441).
O Makran foi convertido a partir de um navio-petroleiro de fabricado no país em 2009, e possui 228 metros de comprimento, 42 metros de largura, 21,5 metros de altura, velocidade de 14,4 milhas náuticas (ou 26 km/h) e um deslocamento de 121 mil toneladas. Com uma capacidade para 80 mil toneladas de combustível e 20 mil toneladas de água, o Makran poderá viajar por quase três anos (ou mil dias) sem atracar, conforme a mídia iraniana.
Externamente, a principal modificação em relação ao seu passado petroleiro, foi a instalação de um heliponto com 76 m x 42 m, proa da embarcação, o que permite a movimentação simultânea de até sete helicópteros.
Algumas imagens divulgadas nas redes sociais, mostram a plataforma de voo com dois Agusta Bell 212ASW (6-2406 / 406 e 6-2412 / 412), um Sikorsky RH-53D (9-2701 / 701) e dois Sikorsky ASH-3D Sea King (8-2301 / 301 e 8-2306 / 306). Conforme a publicação Scramble, esses helicópteros compõem o Esquadrão de Helicópteros de Transporte & SAR, baseados em Bandar Abbas/Havadarya, próximo ao Estreito de Ormuz, na entrada do Golfo Pérsico, além de um destacamento em Bushehr AAF, no sudeste do país.
Além dos helicópteros, a belonave é equipada com aeronaves não tripuladas (UAV), como o Pelican II, um drone de decolagem e pouso verticais, produzido pelo Irã, com alcance aproximado de 1200 km, e equipado com sistemas eletro-ópticos para missões de reconhecimento e vigilância.
Ao contrário dos porta-aviões tradicionais, onde a parte inferior do convés fica a área de hangares e manutenção, a estrutura básica do iraniano Makran foi minimamente alterada, e abaixo do convés existem diversas salas de trabalho e acomodações para os tripulantes. O Makran ainda não possui hangar de armazenamento e manutenção para as aeronaves, mas há informações que a estrutura de apoio será construída em frente ao heliponto. A Marinha Iraniana manteve a grande capacidade de armazenamento e transporte de água, alimentos e combustível, conferindo para o navio a grande autonomia.
Quanto aos armamentos, o Makran tem área de convés aberta suficiente para acomodar diversos sistemas de ataque e defesa, incluindo mísseis de cruzeiro e mísseis balísticos com lançadores fixos ou móveis, foguetes de grande calibre, mísseis guiados superfície-ar, etc.
A mídia local divulgou que a IRIN pretende usar o Makran em missões de apoio à forças especiais, SAR, base para embarcações rápidas, apoio logístico, reabastecimento e transferência de suprimentos, navio de apoio médico, transporte e operação de sistemas de mísseis, guerra eletrônica, entre muitas outras.
@FFO