A Marinha australiana suspende as restrições dos MH-60R. A Marinha Real Australiana (Royal Australian Navy – RAN) suspendeu as restrições de voo de sua frota de Sikorsky MH-60R Seahawk, após um pouso de emergência e naufrágio do helicóptero no Mar das Filipinas, ocorrido na semana passada. O helicóptero estava lotada no contratorpedeiro HMAS Brisbane.
O Contra-Almirante Hammond, comandante da frota australiana, confirmou que o pouso de emergência da aeronave não foi devido a um problema inerente a toda a frota australiana de MH-60R.
“Os testes iniciais indicam que o incidente não é um problema que afeta o resto da frota de MH-60R”, disse RADM Hammond. “O MH-60R é uma plataforma confiável com mais de 300 operando em todo o mundo. A Marinha tem um programa de manutenção rigoroso e regular para garantir que eles permaneçam seguros e eficazes”.
O Ministério da Defesa Australiano confirmou que nenhum dos três membros do pessoal de serviço a bordo da aeronave MH-60R se feriu no pouso, e que eles continuaram a servir a bordo do HMAS Brisbane. O Comandante Hammond elogiou os esforços da equipe de resposta a emergências.
“O sucesso do resgate se deve à dedicação ao dever e habilidade dos oficiais e marinheiros do HMAS Brisbane”, disse ele. “Suas ações imediatas garantiram a sobrevivência da tripulação, validando o importante treinamento realizado em caso de emergência desta natureza”.
A paralização da frota MH-60R Seahawk veio poucos dias depois que o Departamento de Estado dos EUA deu luz verde ao pedido do governo da Austrália para comprar mais 12 Seahawks da Sikorsky, por US$ 986 milhões. O acordo, que elevará a frota para 36 unidades, que irão substituir os helicópteros NHI MRH-90 Taipan, fabricados pela Airbus e utilizados pela Marinha e pelo Exército, que possuem diversos problemas técnicos e de disponibilidade.