• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

A Lockheed Martin apresenta o míssil de cruzeiro AGM-158 XR

18 de setembro de 2024
A Lockheed Martin apresenta o míssil de cruzeiro AGM-158 XR. Foto: LM.
A Lockheed Martin apresenta o míssil de cruzeiro AGM-158 XR. Foto: LM.

A Lockheed Martin apresenta o míssil de cruzeiro AGM-158 XR. A Lockheed Martin apresentou seu mais recente desenvolvimento em tecnologia de mísseis de cruzeiro, o AGM-158 XR (eXtreme Range), durante a Conferência Aérea, Espacial e Cibernética da Associação das Forças Aéreas e Espaciais. Ele é mais um membro da família JASSM.

A empresa afirma que este novo míssil oferece um alcance significativamente maior, mantendo as capacidades de ataque furtivo e de precisão dos modelos anteriores da família AGM-158B JASSM-ER (Joint Air-to-Surface Standoff Missile Extended Range).

Conforme a Lockheed Martin, o AGM-158 XR foi projetado para fornecer às forças militares dos EUA um sistema de armas confiável e de baixo risco que pode ser rapidamente produzido e implantado. A empresa afirma que o míssil se baseia em mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de mísseis de cruzeiro, alavancando seu trabalho no JASSM-ER e no AGM-158C LRASM (Long Range Anti-Ship Missile).

Em tese, o XR oferece capacidades aprimoradas de ataque à distância a um custo menor e tempo de desenvolvimento reduzido, utilizando as linhas de produção e cadeias de suprimentos estabelecidas de seus antecessores. A Lockheed Martin relata que o AGM-158 XR carrega uma ogiva de 1.000 libras e pode ser lançado de várias aeronaves, incluindo o F/A-18 e o F-35, que serão adicionados em breve. O míssil tem a intenção de fornecer um “alcance extremo”, permitindo que as forças dos EUA ataquem alvos de distâncias maiores, mantendo a compatibilidade com as plataformas existentes.

A Lockheed Martin não divulgou oficialmente o alcance exato do AGM-158 XR, mas acredita-se que ele alcance distâncias semelhantes às do míssil de cruzeiro Raytheon BGM-109 Tomahawk, cerca de 1.600 km.

A empresa esclarece que o XR oferece um “alcance de standoff extremo”, sugerindo que ele fornecerá uma distância de ataque significativamente maior do que seus predecessores. No entanto, o número preciso permanece classificado ou não divulgado.

Para dar suporte à produção rápida, a Lockheed Martin introduziu processos automatizados e simulações digitais em suas instalações de fabricação. Conforme a empresa, uma nova instalação de 225.000 pés quadrados foi inaugurada em 2022, que inclui robótica e sistemas automatizados projetados para aumentar a eficiência da produção, garantindo ao mesmo tempo, o controle de qualidade.

Esses avanços, afirma a Lockheed, não só acelerarão a produção, mas também permitirão a integração de inovações como o AGM-158 XR mais rapidamente. Conforme a Lockheed Martin, o design modular do AGM-158 XR garante que o míssil permanecerá adaptável para melhorias futuras, com a empresa afirmando que já testou várias “atualizações em espiral” para a família AGM-158.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login