A Guarda Nacional do US Army vai receber o MQ-1C. O US Army considerou o sistema de aeronaves não tripuladas General Atomics MQ-1C Gray Eagle essencial para o cambo de batalha do futuro. Os recursos exclusivos de reconhecimento, vigilância e aquisição de alvos do MQ-1C permitem que os comandantes identifiquem a artilharia de longo alcance. Por isto, deram sinal verde para a sua aquisição.
Todas as 10 divisões regulares do US Army ativos já possuem o MQ-1C, mas não há nenhum nas oito divisões da Guarda Nacional, o que dificulta sua capacidade de conduzir operações de combate em larga escala.
A decisão de aquirir aeronaves MQ-1C adicionais muda com as aplicações de defesa para ano fiscal de 2023 (FY23), que inclui 12 Grey Eagles para a Guarda Nacional do Exército, o suficiente para colocar em campo uma divisão completa do UAS. A aeronave não estava no pedido original de orçamento do presidente. Oficiais do Exército até tentaram persuadir os legisladores a não adicionar US$ 350 milhões para comprá-los, deixando o processo seguir seu curso. Porém
No final das contas, entretanto, os argumentos da National Guard Association of the United States (NGAUS) apresentados ao Congresso prevaleceram. “As divisões da guarda nacional não podem cumprir suas obrigações na Estratégia de Segurança Nacional e na Estratégia de Defesa Nacional se não estiverem equipadas e totalmente interoperáveis com o componente ativo do USA Army”, disse o Coronel reformado Mike Hadley, vice-presidente da associação para assuntos governamentais da NAGUS.
O Grey Eagle é uma atualização do MQ-1 Predator, outro produto da General Atomics. Tem 28 pés de comprimento e 58 pés de envergadura, tornando-se o maior sistema de aeronaves não tripuladas do Exército. A aeronave que chega à Guarda Nacional em 2024 é a variante mais recente do MQ-1C. Ele pode voar por mais de 40 horas com um alcance de 2.500 milhas náuticas via comunicações por satélite, atingindo uma altitude de 25.000 pés e uma velocidade de 157 nós. Ele pode transportar até oito mísseis ar-superfície Hellfire. E pode ser controlado por um soldado no campo em um tablet.
@CAS