A General Dynamics-OTS: canhões de 20 mm para os F-16. A General Dynamics-OTS obteve um contrato de US$ 88.275.000 para fornecer canhões M61A1 Vulcan de 20 mm para os Lockheed Martin F-16 da USAF e aliados. O contrato será executado na planta da empresa em Williston, Vermont, devendo ser concluído até 12 de dezembro de 2031.
O M61 Vulcan é um canhão rotativo tipo Gatling de seis canos, acionado hidraulicamente, eletricamente ou pneumaticamente, resfriado a ar e disparado eletricamente. emprega munição de 20 mm em cadência de 6.000 tiros por minuto. O M61 e seus derivados têm sido a principal arma de cano das aeronaves militares de asa fixa dos Estados Unidos por mais 70 anos.
O M61 foi originalmente produzido pela General Electric. Após várias fusões e aquisições, atualmente é produzido pela General Dynamics, empresa que curiosamente criou o F-16. O desenvolvimento do Lockheed F-104 Starfighter revelou que o T171 Vulcan (mais tarde renomeado para M61) tinha problemas com sua munição conectada, pois era propenso a falhas de alimentação e apresentava um risco de dano por objeto estranho com cartuchos descartados. Um sistema de alimentação de munição sem cartuchos foi desenvolvido para o M61A1 aprimorado, que posteriormente, se tornou o armamento de cano padrão dos caças americanos.
Em 1993, a General Electric vendeu sua divisão aeroespacial, incluindo a GE Armament Systems, juntamente com as ferramentas de projeto e produção para o M61 e outros canhões rotativos GE, para Martin Marietta. Após a fusão de Martin com a Lockheed, o canhão rotativo tornou-se responsabilidade da Lockheed Martin Armament Systems. Posteriormente, a Lockheed Martin Armament Systems foi adquirida pela General Dynamics, que atualmente produz o M61 e suas variantes.
@CAS