A GE vence a PW para fornecer os motores do F-15EX. Os motores F110-GE-129 da General Electric continuarão a impulsionar o Boeing F-15EX Eagle II, conforme anunciado pela USAF à imprensa, que concedeu à empresa um contrato de US$ 1.579.662,187 bilhão.
A decisão foi oficializada em 29 de outubro, para a compra de 29 motores (US$ 137 milhões) e peças sobressalentes em apoio à produção de 12 aeronaves F-15EX Eagle II. As entregas iniciais começarão em outubro de 2023. O contrato inclui sete opções adicionais para a compra de uma quantidade provável de 329 motores com a entrega final ocorrendo em 2031. Nos próximos 10 anos, essas entregas projetadas apoiarão a produção de 136 F-15EX planejado para a USAF.
A concessão do contrato para o motor ocorre poucos dias depois que o F-15EX passou por sua primeira missão de teste operacional na Base Aérea de Nellis, em Nevada. A Força Aérea atualmente tem apenas dois F-15EXs em sua frota, mas planeja expandi-la nos próximos anos para 144 podendo chegar a 200 em um contrato de US$ 23 bilhões.
A GE Aviation já havia ganhado o contrato inicial para um lote de motores F-15EX em junho de 2020 como parte de uma “aquisição de urgência incomum e atraente” destinada a acelerar o teste do jato de quarta geração. A GE entregou o primeiro desses motores em setembro de 2020.
A Pratt & Whitney propôs uma versão de seu motor F100 (o F100-PW-229) para uma competição completa. A Força Aérea emitiu seu pedido de proposta em fevereiro, e a adjudicação do contrato em 29 de outubro, indicando a que havia apenas duas propostas recebidas – PW e GE. Se a Pratt & Whitney decidir protestar contra a sentença, ela terá 10 dias para apresentar um protesto ao Government Accountability Office.
Um porta-voz da Pratt & Whitney se recusou a comentar se a empresa protestaria contra o prêmio. “Ficamos desapontados ao saber que a Força Aérea dos Estados Unidos não selecionou nossa oferta, o F100-PW-229 motor líder da indústria. Acreditamos que oferecemos o motor mais confiável e comprovado com o melhor valor geral para a USAF para a competição de propulsão F-15E”.
A General Electric reagiu imediatamente com entusiasmo ao anúncio de hoje.
“A linha de produção do F110 está ativa e pronta para atender ao requisito urgente e convincente da Força Aérea dos Estados Unidos de um trem de força para o F-15EX”, disse Shawn Warren, vice-presidente e gerente geral de motores, combate e treinamento da GE. “Estamos satisfeitos com o desempenho do motor nas duas aeronaves de teste F-15EX que voaram hoje e estamos entusiasmados em trazer esse desempenho para toda a frota planejada.”
O F-15EX fez seu voo inaugural em fevereiro e foi entregue na Eglin AFB, Flórida, no mês seguinte. Até agora, as Forças Aéreas apreenderam dois F-15EXs, com as seis aeronaves restantes no Lote 1 previstas para o ano fiscal de 2023.
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