A frota de turboélices Pilatus PC-12, ou U-28A Draco (designação militar) da USAF, recentemente atingiu a expressiva marca de 600.000 horas de voo. Desse total, cerca de 328.000 horas foram em apoio às operações fora do território dos EUA. Os primeiros monomotores U-28A foram adquiridos e modificado pela USAF para as operações Enduring Freedom – Afeganistão (2001 à 2014), e Iraqi Freedom (2003 à 2011).
O U-28A Draco é uma aeronave fortemente modificada para compor a frota de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR), do Comando de Operações Especiais da USAF (AFSOC). As aeronaves oferecem apoio tático ISR aerotransportado, em operações humanitárias, busca e resgate, além de missões convencionais e especiais.
A frota Draco tem apoio de manutenção da Sierra Nevada Corp (SNC), que fornece suporte logístico sob contrato da modalidade CLS (Contractor Logistics Support), que envolve apoio técnico completo para a frota, incluindo revisões pesadas em nível de parque, manutenções programadas e qualquer modificações.
Atuando conjuntamente, a AFSOC, o Comando de Operações Especiais dos EUA (SOCOM), o Escritório do Programa U-28A da USAF e a SNC, estão em contínua busca por atualizações de capacidade para a frota Draco, com objetivo de cumprir as missões e prioridades requeridas.
O AFSOC encontrou no Pilatus PC-12, uma aeronave disponível no mercado civil, a plataforma para o seu projeto ISR, recebendo as modificações necessárias para transformá-los na versão militar U-28A Draco. Essas alterações incluem recursos de comunicação tática, equipamentos de sobrevivência, sensores eletro-ópticos (EO) e sistemas de navegação avançados.
Atualmente, cerca de 35 U-28A estão em serviço na USAF, em cinco unidades diferentes: 319th Special Operation Squadron (SOS), 34th SOS, 318th SOS, além do 5th SOS e 19th SOS, responsáveis pela conversão e treinamento de tripulantes.
@FFO