• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

A frota de Pilatus (U-28A) da USAF alcança 600 mil horas de voo

19 de fevereiro de 2021

A U-28A fixed-wing aircraft, assigned to the 34th Special Operations Squadron, takes off from Hurlburt Field, Florida, Oct. 18, 2018. The U-28A provides airborne intelligence, surveillance and reconnaissance in support of humanitarian operations, search and rescue, and special operations missions. (U.S. Air Force photo by Airman 1st Class Joel Miller)

O U-28A Draco realiza operações de ISR em apoio às Forças de Operações Especiais da USAF (Foto: AFSOC).

A frota de turboélices Pilatus PC-12, ou U-28A Draco (designação militar) da USAF, recentemente atingiu a expressiva marca de 600.000 horas de voo. Desse total, cerca de 328.000 horas foram em apoio às operações fora do território dos EUA. Os primeiros monomotores U-28A foram adquiridos e modificado pela USAF para as operações Enduring Freedom – Afeganistão (2001 à 2014), e Iraqi Freedom (2003 à 2011).

O U-28A Draco é uma aeronave fortemente modificada para compor a frota de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR), do Comando de Operações Especiais da USAF (AFSOC). As aeronaves oferecem apoio tático ISR aerotransportado, em operações humanitárias, busca e resgate, além de missões convencionais e especiais.

A frota Draco tem apoio de manutenção da Sierra Nevada Corp (SNC), que fornece suporte logístico sob contrato da modalidade CLS (Contractor Logistics Support), que envolve apoio técnico completo para a frota, incluindo revisões pesadas em nível de parque, manutenções programadas e qualquer modificações.

A USAF possui aproximadamente 35 U-28A Draco nas unidades de operações especiais (Foto: USAF/Airman 1st Class Joel Miller)

Atuando conjuntamente, a AFSOC, o Comando de Operações Especiais dos EUA (SOCOM), o Escritório do Programa U-28A da USAF e a SNC, estão em contínua busca por atualizações de capacidade para a frota Draco, com objetivo de cumprir as missões e prioridades requeridas.

O AFSOC encontrou no Pilatus PC-12, uma aeronave disponível no mercado civil, a plataforma para o seu projeto ISR, recebendo as modificações necessárias para transformá-los na versão militar U-28A Draco. Essas alterações incluem recursos de comunicação tática, equipamentos de sobrevivência, sensores eletro-ópticos (EO) e sistemas de navegação avançados.

Atualmente, cerca de 35 U-28A estão em serviço na USAF, em cinco unidades diferentes: 319th Special Operation Squadron (SOS), 34th SOS, 318th SOS, além do 5th SOS e 19th SOS, responsáveis pela conversão e treinamento de tripulantes.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login