

A EASA suspende planos para operações aéreas com um único piloto. A European Union Aviation Safety Agency (EASA) interrompeu seus esforços para desenvolver regulamentações para operações aéreas com um único piloto, afirmando que mesmo os cockpits mais avançados ainda não são sofisticados o suficiente para substituir a presença de dois pilotos humanos.
Em um relatório divulgado na sexta-feira, 20 de junho, a EASA afirmou que não prosseguirá com a regulamentação para Operações Mínimas de Tripulação (eMCO) estendidas até que as tecnologias de cabine atendam aos padrões de segurança alcançados com a presença de dois pilotos qualificados a bordo em todas as fases do voo.
Esta decisão é valida para aeronaves comerciais, executivas e claro, militares de origem comercial.
A agência enfatizou que os sistemas futuros devem incluir recursos para gerenciamento de carga de trabalho, monitoramento da saúde do piloto, detecção de ameaças à segurança e backups autônomos de segurança. Cada um desses sistemas precisará passar por testes rigorosos antes de ser aprovado para uso em operações de passageiros.
Esta decisão interrompe efetivamente o progresso rumo a uma estrutura política que permita às companhias aéreas operar voos de longa distância com somente um piloto na cabine em determinados trechos. Em vez disso, a EASA incorporará a ideia em sua iniciativa mais ampla de desenvolvimento de “cockpit inteligente”.
Embora os fabricantes de aeronaves já estejam trabalhando nas tecnologias necessárias, o atraso provavelmente será bem recebido pelos sindicatos de pilotos, que há muito argumentam que a redução da tripulação de cabine põe em risco a segurança do voo e ameaça os empregos dos pilotos. A Capitã Tanja Harter, presidente da Associação Europeia do Cockpit, reafirmou a oposição de seu grupo: “Dois pilotos qualificados e bem descansados — quatro olhos, dois cérebros — é um sistema que funciona”. A EASA não divulgou um cronograma para a possível revisitação do conceito de operações com um único piloto.
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