• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

A EASA suspende planos para operações aéreas com um único piloto

9 de agosto de 2025
A EASA suspende planos para operações aéreas com um único piloto. Foto: Airbus.
A EASA suspende planos para operações aéreas com um único piloto. Foto: Airbus.

A EASA suspende planos para operações aéreas com um único piloto. A European Union Aviation Safety Agency (EASA) interrompeu seus esforços para desenvolver regulamentações para operações aéreas com um único piloto, afirmando que mesmo os cockpits mais avançados ainda não são sofisticados o suficiente para substituir a presença de dois pilotos humanos.

Em um relatório divulgado na sexta-feira, 20 de junho, a EASA afirmou que não prosseguirá com a regulamentação para Operações Mínimas de Tripulação (eMCO) estendidas até que as tecnologias de cabine atendam aos padrões de segurança alcançados com a presença de dois pilotos qualificados a bordo em todas as fases do voo.

Esta decisão é valida para aeronaves comerciais, executivas e claro, militares de origem comercial.

A agência enfatizou que os sistemas futuros devem incluir recursos para gerenciamento de carga de trabalho, monitoramento da saúde do piloto, detecção de ameaças à segurança e backups autônomos de segurança. Cada um desses sistemas precisará passar por testes rigorosos antes de ser aprovado para uso em operações de passageiros.

Esta decisão interrompe efetivamente o progresso rumo a uma estrutura política que permita às companhias aéreas operar voos de longa distância com somente um piloto na cabine em determinados trechos. Em vez disso, a EASA incorporará a ideia em sua iniciativa mais ampla de desenvolvimento de “cockpit inteligente”.

Embora os fabricantes de aeronaves já estejam trabalhando nas tecnologias necessárias, o atraso provavelmente será bem recebido pelos sindicatos de pilotos, que há muito argumentam que a redução da tripulação de cabine põe em risco a segurança do voo e ameaça os empregos dos pilotos. A Capitã Tanja Harter, presidente da Associação Europeia do Cockpit, reafirmou a oposição de seu grupo: “Dois pilotos qualificados e bem descansados ​​— quatro olhos, dois cérebros — é um sistema que funciona”. A EASA não divulgou um cronograma para a possível revisitação do conceito de operações com um único piloto.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login