• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

A compra dos Gripen E da FAC está sob escrutínio

10 de dezembro de 2025
A compra dos Gripen E da FAC está sob escrutínio. Foto: FAC.
A compra dos Gripen E da FAC está sob escrutínio. Foto: FAC.

A compra dos Gripen E da FAC está sob escrutínio. A Controladoria-Geral da República (CGR) da Colômbia anunciou que irá avaliar a documentação para identificar quaisquer riscos, irregularidades ou perdas financeiras potenciais. A CGR, equivale ao Tribunal de Contas (TCU) no Brasil.

A reunião técnica realizada na quarta-feira, 3/12 entre a Controladoria-Geral da República e o Ministério da Defesa marcou o início de uma revisão minuciosa da aquisição das aeronaves Saab Gripen E. Durante a reunião, o Controlador-Geral Carlos Hernán Rodríguez solicitou informações ao Ministro da Defesa, Pedro Sánchez sobre os termos e condições em que foram celebrados o contrato com a empresa Saab.

Os detalhes vão desde os custos individuais de cada componente do contrato, incluindo aeronaves, simuladores, armamentos até o treinamento de pilotos e técnicos. Segundo o órgão, o objetivo é garantir a transparência do acordo.

O Gabinete do Controlador Geral também informou que coordenará a análise com o Gabinete do Procurador-Geral, que solicitou informações semelhantes em resposta a questionamentos sobre o alto custo dos 17 caças. A esse respeito, afirmou que a análise conjunta entre as duas entidades permitirá a identificação de irregularidades, riscos ou potenciais perdas financeiras.

“Fizemos uma série de perguntas, a maioria das quais foi respondida pelo Ministério da Defesa. Se existirem condições para emitir qualquer tipo de alerta, a Controladoria o fará”, explicou Rodríguez na declaração em que anunciou que apresentará novas perguntas por escrito.

Presidente da Colômbia Gustavo Petro a bordo um de um Gripen E da Força Aérea Brasileira. Foto: Presidência da República.
Presidente da Colômbia Gustavo Petro a bordo um de um Gripen E da Força Aérea Brasileira. Foto: Presidência da República.

Ao término da reunião técnica, o controlador indicou que a revisão se concentrará em estabelecer as condições das demais propostas em análise, os preços oferecidos pelas empresas internacionais e o método de contratação.

As Dúvidas

A aquisição de 17 caças suecos pelo governo de Gustavo Petro levantou questionamentos sobre o processo de seleção e o custo das aeronaves, especialmente em comparação com outras alternativas, como os F-16 americanos e os Rafale franceses. Por isso, a Controladoria-Geral da República está solicitando uma revisão detalhada dos estudos que levaram o Ministério da Defesa a optar por essa alternativa.

O órgão de supervisão reconheceu a necessidade de adquirir os caças devido à obsolescência dos IAI Kfirs C10/12. No entanto, persistem dúvidas em relação ao contrato de 16,5 trilhões de pesos (€ 3,1 bilhões/US$ 4,387 bilhões) para a renovação da frota da Força Aeroespacial nos próximos anos.

Vale lembrar que a Saab assinou em 14 de novembro um contrato com o governo colombiano envolvendo a encomenda de 17 aeronaves de combate Gripen E/F. O acordo inclui 15 aeronaves de combate Gripen E (monoposto) e duas aeronaves de combate Gripen F (biposto), bem como equipamentos e armamentos associados, treinamento e serviços, com as entregas ocorrendo entre 2026/2030. Inclusive, a encomenda final contemplou um exemplar a mais que originalmente estava previsto, quando da divulgação do acordo em abril de 2025.

O Gripen E/F foi escolhido para substituir os IAI Kfir C-10/12 da Fuerza Aeroespacial Colombiana (FAC), adquiridas em segunda mão na década de 1980, superando os concorrentes Lockheed Martin F-16C/D e Dassault Rafale. O contrato inclui produção das aeronaves na Suécia e no Brasil.

Na Base Aérea Marco Fidel Suárez, em Cali, o presidente Gustavo Petro assinou, em 14 de novembro de 2025, o acordo com a Suécia para a compra de 17 aeronaves Gripen - Foto: Presidência da República.
Na Base Aérea Marco Fidel Suárez, em Cali, o presidente Gustavo Petro assinou, em 14 de novembro de 2025, o acordo com a Suécia para a compra de 17 aeronaves Gripen – Foto: Presidência da República.

O Ministério da Defesa afirmou que sua decisão decorreu de uma redução considerável nos custos operacionais e de uma vida útil projetada superior a quatro décadas. O presidente Gustavo Petro, por sua vez, explicou que a redução nos custos de peças de reposição e a capacidade de operar o Gripen a partir de pistas mais curtas influenciaram a decisão final.

A CGR será agora responsável por avaliar toda a documentação apresentada pelo Ministério da Defesa, verificando se os critérios técnicos, legais e financeiros foram atendidos na seleção da aeronave Gripen. Além disso, determinará se houve alguma deficiência na comparação com outras opções antes da implementação do contrato e da chegada da aeronave ao país.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login