A China proíbe o Flightradar 24. Segundo a Agência Central de Notícias (CNA) de Pequim , as autoridades chinesas determinaram recentemente que o aplicativo de rastreamento de voos Flightradar24 é suspeito de transmitir “dados importantes da aviação chinesa” para o mundo exterior, representando um ameaça aos voos de aeronaves militares do país, gerando dados de “espionagem”, e, portanto, o seu download passa a ser proibido.
A mídia estatal China Central Television apresentou um programa em 31 de outubro, onde coloca os perigos dos aplicativos de monitoramento de voos. Sem citar os nomes dos softwares, nem provas, eles afirmam que estes sistemas realizam “atos de espionagem”. Embora não tenham nominado de fato o aplicativo, obviamente ele se referiam ao Flightradar24, talvez por ser o mais conhecido e fornece receptores aos usuários para ampliar a cobertura. Porém, existem outros aplicativos com o mesmo objetivo, como o Radar Box, Flight Aware e Plane Finder, entre outros. Por isto acreditamos que a China esteja proibindo o acesso não somente ao FR24, mas de todos os aplicativos similares.
A CCTV mencionou que em 2020, as agências de segurança da China descobriram que várias “organizações” no exterior usaram redes sociais para fornecer aos fãs da aviação chineses equipamentos de recebimento de dados (ADS-B), para facilitar o compartilhamento de informações. Definiu o fato como sendo uma “isca” para o fornecimento gratuito do receptor, de forma a recrutar voluntários para “coletar dados relevantes” e enviá-los para o exterior.
Um homem de sobrenome Li, que foi “rotulado como um entusiasta e fotógrafo de aviação”, afirmou durante a entrevista que estava curioso e foi tentado pelas condições acima a se apresentar a um voluntário. “Quando detectei uma aeronave militar estrangeira, fiquei surpreso e desmontei o equipamento, pois pensei que estivesse envolvido em um perigo oculto de vazamento de informações”, disse o entusiasta chinês.
A narração do programa chegou à conclusão de que na China “dados importantes da aviação são continuamente transmitidos ao exterior, por vários voluntários.” Segundo o programa CCTV, as autoridades chinesas acreditam que se cerca de 300 ADS-B estejam instalados no seu território, transmitindo os sinais das aeronaves civis e militares, que podem ser monitorados em tempo real. O Bureau Municipal de Segurança Nacional de Pequim alegou que isso representaria uma ameaça direta às aeronaves militares, porque revelam seu paradeiro levariam com consequências “imensuráveis”. Ele representa uma ameaça direta à segurança militar e à segurança da aviação.
O programa mencionou que as autoridades chinesas iniciaram investigações e apreenderam centenas de dispositivos ADS-B de fãs de aviação e de outras pessoas, que violavam os regulamentos da lei de Segurança Nacional da China. Ao mesmo tempo, conduziram uma severa conduta de “educação de crítica” sobre proteção do país.
O Flightradar24 foi criado na Suécia em 2006, e pode fornecer informações de voo detalhadas em tempo real, incluindo informações básicas como trajetória de voo, altitude e velocidade do ar, etc. É amplamente utilizado por fãs da aviação, profissionais e círculos da mídia em todo o mundo. Embora não possa ser mais baixado por estar bloqueado na Internet chinesa, ainda tem muitos usuários no país.
Em tempo: Para aparecer nos aplicativos como o FR24, as aeronaves deve estar equipadas com transponder do tipo ADS-B, e este deve estar ligado. Aeronaves militares de combate são as menos visíveis, o que denota que a proibição chinesa é mais um ato de censura, do que de violação da segurança nacional.
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