A British-Qatari Typhoon Unit permanecerá na RAF Coningsby. A unidade de treinamento conjunta britânica — catari de Eurofigther Typhoon, o No 12 Squadron, também conhecido como Joint British-Qatari Typhoon Training Unit deve continuar operando em sua forma atual na RAF Coningsby, em Lincolnshire, por mais dois anos, após a extensão do contrato atual realizada neste início de ano.
O acordo foi assinado no Ministério da Defesa do Reino Unido, em Londres, pelo Comandante da Qatar Emiri Air Force (QEAF), Maj Gen Jassim Al-Mannai, e pelo Vice-Comandante de Capacidades, Air Marshal Sir Richard Knighton por parte da RAF.
“Estou muito satisfeito por este acordo de extensão ter sido assinado. O Catar é um importante parceiro regional, e nós da Royal Air Force esperamos continuar a desenvolver esta parceria estreita para beneficiar tanto as Forças Aéreas quanto as nações. Esta parceria dá um importante contributo para a promoção da paz e da estabilidade na região” — Air Marshal Sir Richard Knighton.
A assinatura deste acordo vem do retorno da unidade de uma implantação de seis meses no Golfo, que também foi a mais longa implantação contínua dos Typhoon FGR4 da RAF. Isso concluiu com sucesso a primeira fase do esquadrão conjunto: construir a experiência operacional da QEAF no Typhoon a tempo da chegada de suas aeronaves.
Durante a implantação no Catar, o Esquadrão Nº 12 apoiou a formação do primeiro esquadrão de EF-2000 Typhoon da QEAF, o Esquadrão Nº 7 (No 7 Sqn), sediado na novíssima Base Aérea de Tamim, em Dukhan. Em novembro de 2022, o No 7 Squadron foi estabelecido e os Typhoons operados pela QEAF voaram ao lado dos FGR4 do No 12 Squadron para fornecer segurança aérea para a Copa do Mundo FIFA de 2022, realizada no Qatar.
Fonte: RAF.
@CAS