Pré-visualizar em nova aba(abrir em uma nova aba)
A Austrália torna-se o 1º membro não OTAN do MCC-E. Forte aliado americano, a Austrália tornou-se o primeiro país fora da OTAN e da União Européia (UE) a aderir ao Centro de Coordenação do Movimento — Europa (Movement Coordination Centre — Europe [MCC-E]).
O anúncio foi feito pelo MoD australiano em 30 de agosto. A mudança permitirá que a Força de Defesa Australiana (ADF) mova pessoal e equipamentos ao redor do mundo com mais facilidade e adicione as capacidades de transporte aéreo e marítimo recentemente adquiridas pela Austrália à gama de opções disponíveis para os atuais membros.
Formado em 2007 a partir da fusão do Centro Europeu de Transporte Aéreo e do Centro de Coordenação de Transporte Marítimo, o MCC-E é uma instituição que reúne os serviços de defesa dos Estados-Membros para operar capacidades colaborativamente, a fim de agilizar estruturas e maximizar a eficiência, coordenando forças militares estratégicas transporte aéreo, marítimo e fluvial, rodoviário e ferroviário.
Embora o foco do centro esteja nos movimentos estratégicos, o MCC-E também coordena o reabastecimento ar-ar para os 29 estados-membros, e a sua missão estende-se para incluir movimentos operacionais e táticos.
Como membro do MCC-E, a ADF terá acesso a um conjunto de apoio de transporte estratégico que poderá ser utilizado para ajudar em missões de transporte na área e em todo o mundo, e através da coordenação do MCC-E, da ADF poderá utilizar as suas recentes aquisições em transporte aéreo e marítimo para atender às necessidades dos outros estados-membros.
Em julho, o governo australiano anunciou que iria comprar 20 novas aeronaves C-130J Hércules por US$ 9,8 bilhões (A$ 15 bilhões) para substituir a frota atual de 12 aeronaves Hércules.
No que diz respeito à capacidade de transporte marítimo, a Austrália fez investimentos recentes em maio com a KBR e Babcock, entregando-lhes um contrato para Gestão do Ciclo de Vida da Capacidade de Combate Anfíbio e Transporte Marítimo. Este acordo baseou-se na experiência que a parceria desenvolveu com os navios de doca de helicópteros da classe Canberra, capazes de transportar mais de 1.100 soldados, 100 veículos blindados e 12 aeronaves de asas rotativas.
A operação do MCC-E utiliza uma estação tripulada 24 horas por dia, 7 dias por semana, operando na Base Aérea de Eindhoven, na Holanda. Aí, quando um país membro lança requisitos de transporte, ele paga um reembolso pelo valor do serviço, registando um crédito e um débito no MCC-E, para ser reembolsado em espécie no futuro.
Como o MCC-E utiliza uma ‘moeda virtual’ em vez de trocas financeiras para tarefas de apoio, a Austrália pode aumentar o seu capital dentro do MCC-E apoiando outras nações durante missões oportunas e gastando esse crédito para alavancar o apoio de outros nações para realizar algumas de nossas tarefas com um custo físico menor.
Além de fornecer requisitos adicionais de transporte aos países membros durante períodos de alta demanda, o serviço também reduz o desperdício associado aos voos de retorno vazios após a entrega de pessoal ou equipamento a um destino principal.
@CAS