A Airbus e seus parceiros demonstram como reduzir as emissões de CO2. A Airbus realizou a primeira demonstração de longo curso, com voo de formação em espaço aéreo transatlântico regulamentado (GAT – General Air Traffic) com duas aeronaves A350 voando a três quilômetros de distância de Toulouse, França para Montreal, Canadá. No chamado Airbus Fello’fly, mais de 6 toneladas de emissões de CO2 foram economizadas na viagem, confirmando o potencial para uma economia de combustível de mais de 5% em voos de longo curso.
O voo de teste de “demonstração final” ocorreu em 9 de novembro de 2021 envolvendo duas aeronaves de teste A350 matriculadas F-WXWB (msn 001) e F-WMIL (msn 059), a primeira como aeronave líder e a segunda como ala. Isso foi possível com os sistemas de controle de voo desenvolvidos pela Airbus, que posicionam a aeronave seguidora com segurança na esteira de atualização da aeronave líder, permitindo reduzir o empuxo do motor e o consumo de combustível.
Um princípio semelhante pode ser observado com grandes pássaros migratórios, como os gansos, que voam juntos em uma formação distinta em forma.
“Este voo de demonstração é um exemplo concreto do nosso compromisso em tornar realidade o nosso roteiro de descarbonização. Ele também mostra como a colaboração em toda a indústria será a chave para que isso aconteça. Recebemos um forte nível de apoio para este projeto de nossas companhias aéreas e parceiros de tráfego aéreo, além de reguladores. A oportunidade de implantá-lo para aeronaves de passageiros em meados desta década é muito promissora. Imagine o potencial se o fello’fly fosse implantado em toda a indústria!”
V. Sabine Klauke, Diretor Técnico da Airbus.
Pilotos das companhias aéreas parceiras da Airbus, a SAS Scandinavian Airlines e Frenchbee testemunharam o voo transatlântico a bordo como observadores. O voo foi viabilizado pela Airbus e seus parceiros de gestão de tráfego aéreo e prestadores de serviços de navegação (DSNA, NATS, NAV CANADA, Eurocontrol e IAA), com o apoio da DGAC, que em conjunto provaram que a tecnologia tecnologia de voo de recuperação de energia alavancada pode ser alcançado sem comprometer a segurança.
A demonstração também mostra como as operações da Fello’fly podem aumentar significativamente o desempenho ambiental de aeronaves comerciais e contribuir para as metas de descarbonização da indústria da aviação no prazo imediato. O próximo passo é obter o apoio das autoridades para que este novo conceito possa ser certificado e, em última análise, permitir que as companhias aéreas reduzam o consumo de combustível e as emissões de CO2. O voo pioneiro da Airbus Fello’fly foi recebido em sua chegada a Montreal pelo Presidente do Conselho e Secretário Geral da agência de aviação da ONU, ICAO – nselho, Salvatore Sciacchitano, que disse
“Um exemplo inspirador do nível de compromisso atual para reduzir as emissões da aviação”.
Lançado em 2019, o Fello’fly é um projeto de demonstração de voo hospedado no Airbus UpNext usando biomimética (design e produção de materiais, estruturas e sistemas inspirados na natureza). A Airbus UpNext é uma subsidiária integral da Airbus e parte do ecossistema de inovação da Airbus, criada para dar um rápido desenvolvimento de tecnologias futuras através da construção de demonstradores em velocidade e escala, a fim de avaliar, amadurecer e validar novos produtos e serviços potenciais que abrangem avanços tecnológicos radicais.
Fonte: Airbus.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS