• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

A-29 Super Tucanos da FAU chegam ao Uruguai!

18 de fevereiro de 2026
A-29 Super Tucanos da FAU chegam ao Uruguai! Foto: FAU.
A-29 Super Tucanos da FAU chegam ao Uruguai! Foto: FAU.
A-29 Super Tucanos da FAU chegam ao Uruguai! Os dois primeiros A-29 prontos para o translado em GPX. Foto: Embraer.
A-29 Super Tucanos da FAU chegam ao Uruguai! Os dois primeiros A-29 prontos para o translado em GPX. Foto: Embraer.

A-29 Super Tucanos da FAU chegam ao Uruguai! Os dois primeiros Embraer EMB-314 (A-29B) Super Tucanos da Força Aérea Uruguaia (FAU), chegaram hoje (18/02) a Durazno, no Uruguai, marcando a primeira entrega para o Uruguai. As duas aeronaves serão oficialmente apresentadas no próximo dia 24 de fevereiro, em uma cerimônia oficial em Montevidéu.

O PT_CUM, A-29B da FAU pousando em POa em 17/02. Foto: Leandro Casella/RFA.

Ostentando a pintura completa da FAU e as marcações militares encobertas por adesivos brancos, os dois caças, matrículas provisórias PT-BOS e PT-CUM (futuros FAU 250 e FAU 251), decolaram na manhã da terça-feira, 17/02 do aeródromo da Embraer em Gavião Peixoto (GPX/SBGP), interior de São Paulo.

O A-29B PT-CUM taxiando em POA na manhã de 18 de fevereiro, na última etapa para Durazno. Foto: Leandro Casella/RFA.
O A-29B PT-CUM taxiando em POA na manhã de 18 de fevereiro, na última etapa para Durazno. Foto: Leandro Casella/RFA.

Comanda por pilotos da Embraer, a primeira etapa do voo incluiu uma escala técnica em Curitiba (CWB/SBCT), no Paraná. Após reabastecer seguiram para Porto Alegre, onde pousaram pouco depois das 14h com separação de 10 minutos pela pista 29 do Aeroporto Internacional Salgado Filho (POA/SBPA), como publicamos ontem. Os novos A-29 da FAU pernoitaram em um hangar de uma empresa privada no Aeroporto Internacional de Porto Alegre (POA/SBPA).

Matrículas e algumas marcas da FAU cobertas por adesivos, o PT-CUM taxia em Porto Alegre. Foto: Leandro Casella/RFA.
Matrículas e algumas marcas da FAU cobertas por adesivos, o PT-CUM taxia em Porto Alegre. Foto: Leandro Casella/RFA.

Na manhã desta quarta-feira (18/02), eles foram levados para o terminal 2 de SBPA, para trâmites alfandegários. Pouco depois das 9h ele decolaram na ordem PT-BOS e PT-CUM da pista 11 de Porto Alegre diretamente para a Brigada Aérea II, em Durazno (DZO/SUDU), onde os caças foram entregues para o Escuadrón Aéreo N.º 2 (Caza), responsável pelas missões de defesa aérea do país. Ambos tinham bandeiras uruguaias na nacele dianteira.

Ambos levavam badeiras do Uruguai nas naceles dianteiras! Foto: Leandro Casella/RFA.
Ambos levavam badeiras do Uruguai nas naceles dianteiras! Foto: Leandro Casella/RFA.

Ao entrarem em espaço aéreo uruguaio, foram interceptados e escoltados por dois A-37B do EA N.º2 até o pouso, onde eram aguardados por autoridades e militares da FAU.

Chegada a Durazno. Via Javier Bonilla.

Em agosto de 2024, o governo do Uruguai assinou a compra de um A-29 Super Tucano e a opção de compra de mais cinco aeronaves, o que foi convertido em pedido firme no dia 14 de janeiro de 2025. O contrato inclui, além das aeronaves, equipamentos de missão, serviços de logística, treinamento e um simulador de voo.

A-29B e A-37B do Escuadrón Aéreo N.º 2 (Caza) na chegada a Durazno. Foto: Isntagran Oficial FAU.
A-29B e A-37B do Escuadrón Aéreo N.º 2 (Caza) na chegada a Durazno. Foto: Isntagran Oficial FAU.

A incorporação desta nova plataforma faz parte do processo de modernização da Força Aérea Uruguaia, que busca restaurar as capacidades de ataque leve, vigilância e apoio aéreo aproximado, perdidas após a aposentadoria dos IA-58 Pucará e as limitações operacionais dos envelhecidos Cessna A-37 Dragonfly.

Mais quatro A-29B devem ser entregues em breve. Foto: Leandro Casella/RFA.
Mais quatro A-29B devem ser entregues em breve. Foto: Leandro Casella/RFA.

Chegada a Durazno. Fotos: FAU.

A Embraer publicou uma nota da entrega dos primeiros A-29B para a FAU.

Gavião Peixoto, São Paulo — 18 de fevereiro de 2026 — A Embraer (NYSE: EMBJ; B3: EMBJ3) entregou os dois primeiros A-29 Super Tucano à Força Aérea Uruguaia. As aeronaves fazem parte de um programa de renovação da frota e ampliação das capacidades operacionais da FAU, como proteção do espaço aéreo e das fronteiras. O contrato, assinado no final de 2024, inclui ainda equipamentos de missão, serviços logísticos integrados e um simulador de voo.

“É uma honra entregar os primeiros A-29 Super Tucanos à Força Aérea Uruguaia. Este marco fortalece uma parceria que se consolidou ao longo de mais de 50 anos, desde que o Uruguai se tornou o primeiro cliente internacional a adquirir uma aeronave da Embraer”, afirmou Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “Estas aeronaves multimissão representam um marco significativo na história da Força Aérea Uruguaia, expandindo suas capacidades operacionais de maneiras nunca possíveis.”

“Hoje é um dia histórico, de grande relevância para o Uruguai e sua Força Aérea. Com a concretização da aquisição da aeronave Embraer A-29 Super Tucano, a tão esperada modernização se concretiza. Essa incorporação marcará uma mudança operacional e tecnológica em nossa frota de combate”, afirma o Comandante-em-Chefe da Força Aérea Uruguaia, General de Aeronave Fernando Colina. “Este marco histórico posiciona o Uruguai na região com uma aeronave que opera em 22 forças aéreas ao redor do mundo, com tecnologia avançada e custo operacional adequado. Com a chegada dos Super Tucanos, o Uruguai obtém uma grande ferramenta para atingir seus objetivos. É o vetor com o qual poderemos recuperar e expandir as capacidades de proteção do nosso espaço aéreo e demonstrar o compromisso do nosso país com a segurança e a soberania nacional.”

“A aquisição dessas aeronaves abre um novo horizonte tecnológico. Além do bom desempenho de voo, os modernos sistemas de bordo abrem novas possibilidades, permitindo a aquisição de novas capacidades, redefinindo o poder aéreo da Força Aérea Uruguaia”, afirmou o Coronel SS (Av.) Shandelaio González, Comandante da II Brigada Aérea.

Pilotos da FAU em GPX. Foto: Embraer.
Pilotos da FAU em GPX. Foto: Embraer.

“Com a incorporação deste sistema de armas, a Força Aérea proporciona à República uma capacidade que auxiliará significativamente o sistema de defesa aérea no controle do espaço aéreo em todo o território nacional. Foi um marco a aquisição de um sistema de alta tecnologia que a Força tanto aguardava para desempenhar melhor suas funções”, afirmou Luis H. De León, ex-comandante-em-chefe da Força Aérea Uruguaia.

O Super Tucano é líder mundial em sua classe, tendo sido selecionado por 22 forças aéreas em todo o mundo e acumulado mais de 600.000 horas de voo. A aeronave despertou o interesse de diversas outras nações devido à sua combinação incomparável de capacidades, tornando-a a opção mais eficiente do mercado.

A-29B da FAU. Foto: Embraer.
A-29B da FAU. Foto: Embraer.

Para forças aéreas que buscam uma solução comprovada, abrangente, eficiente, confiável e com boa relação custo-benefício em uma única plataforma, aliada a grande flexibilidade operacional, o A-29 Super Tucano oferece uma ampla gama de missões, incluindo treinamento avançado de pilotos, apoio aéreo aproximado (CAS), patrulha aérea, interdição aérea, ataque terminal conjunto (JTAC), inteligência armada, vigilância e reconhecimento (ISR), vigilância de fronteiras, escolta aérea e, mais recentemente, combate a drones.

O A-29 Super Tucano é a aeronave multimissão mais eficaz de sua categoria, equipada com tecnologia de ponta para identificação precisa de alvos, sistemas de armamento e um conjunto abrangente de comunicações. Sua capacidade é aprimorada por sistemas aviônicos avançados de interface homem-máquina (IHM) integrados a uma estrutura robusta. O A-29 é capaz de operar em pistas não pavimentadas, em ambientes hostis e sem infraestrutura. Além disso, a aeronave possui requisitos de manutenção reduzidos e oferece alto nível de confiabilidade, disponibilidade e integridade estrutural, com baixos custos de ciclo de vida.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS/@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login