A-1M se despede do 3º/10º GAV Esquadrão Centauro. Fim de uma era para o 3º/10º GAV “Esquadrão Centauro”, sediado na Base Aérea de Santa Maria (BASM), no Rio Grande do Sul. No dia 09 de dezembro foi realizado o último voo com aeronaves Embraer A-1AM/BM, encerrando um ciclo de quase 27 anos de operação com o caça-bombardeiro ítalo-brasileiro.
Em um voo simbólico, com cinco aeronaves, sendo quatro A-1AM (matrículas 5500, 5504, 5523, 5526) e um A-1BM (5654), o 3º/10 GAV encerrou as operações com os A-1, que foram repassados integralmente ao seu esquadrão irmão, o 1º/10º GAV — “Esquadrão Poker”. Agora, a unidade especializada em Reconhecimento Tático (REC TAT) passa a ser a única operadora do mundo de AMX (A-1) e terá a honra de aposentar a aeronave no final de 2025. Vale lembrar que a Aeronautica Militare Italiana (AMI) desativou seus A-11 Ghibili em 05 de abril deste ano.
O primeiro AMX foi entregue a FAB em outubro de 1989 ao 1º/16º GAV — “Esquadrão Adelphi”, sediado em Santa Cruz (BASC), no Rio de Janeiro. Em 1998, o “Centauro” se tornou a segunda unidade de A-1 da FAB, ao receber em 16 de janeiro os dois primeiros jatos (5533 e 5534). Em 2 de março de 1999 foi a vez do Poker receber seus A-1 (5539 e 5540), fazendo da BASM uma base de aeronaves AMX do 3º lote. O A-1 também operou no Instituto de Pesquisa e Ensaio em Voo (IPEV) em São José dos Campos, São Paulo.
Inicialmente a modernização feita pela Embraer (A-1M) abrangeria 43 exemplares, mas os atrasos no programa, custos e a proximidade da chegada do Gripen E/F fez com que a FAB revisasse seus planos reduzindo o pacote para 14 aeronaves (11 A-1AM e três A-1BM), que posteriormente foi reduzido ainda mais para 11 aeronaves (nove A-1AM e dois A-1BM), com entregas finalizadas 2022. A primeira aeronave modernizada foi entregue em Santa Cruz em 2013.
Em 15 de dezembro de 2016, o A-1 começou a deixar a linha de frente da FAB com a desativação do “Adelphi”, unidade originalmente criada para operar os AMX e ao longo da sua história só operou com este vetor. Todos A-1 foram concentrados em Santa Maria e, a frota operacional gradualmente foi sendo reduzida. Em 2021 haviam somente os 11 A-1M operando e atualmente apenas meia dúzia de AMX ainda em serviço.
Criado em 10 de novembro de 1978 na BASM, o 3º/10º GAV — “Centauro” foi inicialmente equipado com os AT-26 Xavante a partir de janeiro de 1979. Essas aeronaves voaram na Unidade até 1999, quando o “Centauro” passou a “viver exclusivamente dos AMX”. Coube aos A-1 do 3º/10º GAV realizar a mais longa missão da aviação de caça da FAB.
A “Operação Gama Centauro” percorreu 6.700 km sem escalas com três reabastecimentos em voo apoiados por um Boeing KC-137 do 2º/2º GT — “Corsário”. A decolagem aconteceu em 22 de agosto de 2003 com os AMX configurados com dois tanques subalares de 1.100 litros, de maior capacidade. Os caças voaram em direção à região Centro-Oeste, subindo para o Norte e depois para o Nordeste. O pouso foi feito final foi em Natal–RN após 10 horas e 5 minutos de voo.
Apesar de ficar sem aeronaves, o 3º/10º GAV “Centauro” não foi desativado, como ocorreu com o “Adelphi”. Ele permanecerá ativado, porém sem aeronaves designadas, na espera de uma decisão de qual será o futuro da unidade, que deve ser decidido em 2025. Aliás, o ano que vem é decisivo também para o 1º/10º GAV “Poker”, já que a parada dos A-1M cria a expectativa de qual aeronave irá reequipar ambas as unidades.
@CAS