A-10C Warthog armado com 16 GBU-39. A integração de bombas de pequeno diâmetro ou GBU-39B Small Diameter Bomb (SDB) e está entre um dos muitos programas em curso para manter a aeronave de ataque ao solo Republic A-10C Warthog voando até o início da década de 2030. A USAF divulgou recentemente as primeiras fotos de um A-10C Thunderbolt II carregado com bombas GBU-39 durante um teste perto da Base Aérea de Eglin, na Flórida.
O voo foi realizado no dia 25 de fevereiro de 2022 pelo 40th Flight Test Squadron (40th TES). A integração do GBU-39 ao “Warthog”, como o A-10 é carinhosamente conhecido por seus pilotos, é uma das principais atualizações anunciadas em 2019 como parte da Iniciativa da chamada “Frota Comum A-10”. O programa destina-se a manter a aeronave no inventário da USAF até o final da década de 2030, além de garantir que o A-10C seja uma ameaça letal aos inimigos nesse período.
A SDB GBU-39 no A-10 está em andamento desde pelo menos 2020, quando o teste SDB estava em desenvolvimento com o 40th TES, Destacamento 1, com sede na Base Aérea de Davis-Monthan, Arizona. O GBU-39, foi implantado pela primeira vez a bordo do F-15E Strike Eagle em 2006, e atualmente também está integrado ao F-16, F-22, AC-130, Gripen e Tornado e será integrado no F-35, B- 1, B-2 e B-52.
Até agora, o A-10 limitava-se a transportar um único lote de GBU39 utilizando o rack BRU-61/A, . Agora o A-10 poderá transportar quatro SDBs em cada rack de armas, tornando-se um “caminhão-bomba” para neutralizar ameaças até 50 milhas de distância em missões de apoio aéreo aproximado (CAS – Close Air Support) às tropas terrestres. Nas fotos postadas pela USAF podemos ver o A-10C USAF 81-0960 com quatro BRU-61, armados com quatro GBU-39, totalizando 16 SDB.
Conforme relatado anteriormente, o SDB é uma pequena bomba de 250 libras, insensível, penetrante e multifuncional com uma ogiva de fragmentação de alvo fixo. Está equipado com asas desdobráveis para aumentar o alcance de afastamento que se abrem no lançamento, permitindo que a bomba guiada por GPS deslize por vários quilômetros antes de atingir com precisão o alvo: lançada em alta velocidade a partir de grandes altitudes, pode viajar até 80 quilômetros, o que permite que aeronaves de ataque para permanecer fora do alcance da maioria das baterias de mísseis terra-ar (SAM).
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