A-10C da USAF operaram em conjunto com os A-29B da PhAF. A USAF participou em dezembro de um treinamento bilateral com a Força Aérea Filipinas (Philippine Air Force — PhAF), como parte de um exercício de Emprego de Força Dinâmica — Dynamic Force Employment (DFE). O exercício reforçou a integração e melhorou as Técnicas Táticas e os Procedimentos entre a PhAF e a USAF, praticando operações de alta intensidade como parte do conceito DFE.
Os 8 A-10 Thunderbolt II do 25th Fighter Squadron (25th FS) concluíram um exercício de DFE com a Força Aérea das Filipinas durante uma visita de cinco dias à Base Aérea de Clark, de 9 a 13 de dezembro de 2024. Realizado sob a liderança da PACAF (Força Aérea do Pacífico) dos EUA, pilotos, equipe de manutenção e controladores aéreos realizaram treinamento integrado com a Força Aérea das Filipinas para aprimorar “habilidades compartilhadas e aumentar a interoperabilidade das duas forças”, disse uma declaração do INDOPACOM (Comando Indo-Pacífico).
Os dois serviços se concentraram em “treinamento bilateral e trocas de especialistas no assunto para promover a interoperabilidade, fortalecendo nossa aliança e aumentando a segurança e a estabilidade na região Indo-Pacífico”, disse a declaração. Isso também marcou uma ocasião rara em que A-10 Thunderbolt II operaram no sudeste da Ásia.
“O principal objetivo deste DFE era mostrar que somos superpróximos de nossos aliados e parceiros para podermos treinar e ser eficazes juntos”, disse o Maj. Gregory St. Clair, chefe de operações futuras da Pacific Air Forces. “DFEs não são um conceito novo e continuaremos a fazê-los no futuro e só ficaremos mais fortes ao continuar a fazê-los.
Dois dos A-10 apoiados por uma aeronave C-130J Super Hércules, também pousaram na Base Aérea de Gia Lam, no Vietnã, em Hanói, em 15 de dezembro para a Exposição Internacional de Defesa do Vietnã, que foi realizada de 19 a 22 de dezembro.
O exercício
Os oito A-10C do 25th FS, parte do 51st Fighter Wing (51st FW) sediado na Base Aérea de Osan, na Coreia do Sul, chegaram às Filipinas em 5 e 6 de dezembro de 2024. Dois C-130H, um da Guarda Aérea Nacional do Missouri e outro da ANG de Nevada pousaram na Clark AFB em 4 e 5 de dezembro com equipamentos e pessoal de manutenção.
Denominado exercício Iron Swat 2024, a PhAF informou que o exercício “aumentou a integração e melhorou os TTPs (Táticas, Técnicas e Procedimentos) entre as duas forças aéreas”. A PhAF mencionou que entre os destaques do Iron Swat 2024 estava a integração dos A-29B Super Tucanos com os A-10 Warthogs em operações de voo conjuntas.
@CAS