A-10 Thunderbolt II volta ao voo após três anos de reconstrução. Técnicos do 309th Aircraft Maintenance Group (309th AMG), da USAF, sediado na Base Aérea de Hill, Utah, recolocaram em voo um A-10 Thunderbolt II após mais de três anos em revisão. A aeronave chegou na unidade em julho de 2018, completamente desmontada sobre caminhões.
No verão de 2017, o Capitão Brett DeVries voava o Thunderbolt II, matrícula 80-0264, em uma missão de treinamento sobre Grayling Air Gunnery Range, em Michigan. Após 25 miniutos de voo, o Capitão DeVries, voando em Ala com outro A-10, solicitou retorno à base, pois o seu A-10 sofreu séreias avarias após uma falha no canhão de 30 mm, que causou sérios danos, incluindo a ejeção do canopy, além da destruição de diversos painéis da fuselagem.
Além disto, ao comandar o abaixamento dos trens de pouso, o Ala que acompanhava o Capitão DeVries, observou que a roda do nariz estava “pendurada”, e os trens principais não baixaram. Apesar dos sérios danos, o piloto conseguiu pousar o A-10 com sucesso, o que permitiu que o jato fosse recuperado.
O trabalho de reconstrução foi levado ao cabo pelo 571st Aircraft Maintenance Squadron A-10, que precisou produzir localmente alguns componentes do jato de mais de 40 anos, e que não foram mais encontrados com fornecedores.
Agora o 80-0264 retornará – voando – para o 107th Fighter Squadron “Red Devills”, da 127th Wing, na Guarda Aérea Nacional de Michigan.
Fonte: 309th AMG/USAF
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