A-10 da Maryland ANG são enviados a Europa. Dez aeronaves de ataque A-10C Thunderbolt II da Guarda Aérea Nacional de Maryland, atribuídas ao 104th Fighter Squadron (104th FS) da 175th Wing (175th FW), chegaram à Islândia em 5 de maio de 2022, para realizar o treinamento Agile Combat Employment e apoiar o exercício Swift Response dos EUA.
Swift Response é um exercício anual de treinamento multinacional liderado pelos EUA na Europa e na África, que ocorre de 2 a 20 de maio, em toda a Europa oriental, incluindo as regiões do Ártico, Mar Báltico e Península balcânica. Quatro A-10 voaram para a Noruega, em 6 de maio, enquanto as outras seis voarão para a Macedônia do Norte no dia 7 de maio para apoiar as operações aéreas. Aproximadamente 9.000 militares de 17 nações aliadas e parceiras participarão do exercício, incluindo aproximadamente 2.700 soldados e aviadores dos EUA.
Além de voar da Noruega e da Macedônia do Norte, os A-10 estão programadas para serem implantadas em locais operacionais avançados na Macedônia do Norte, Letônia, Lituânia, Estônia e Polônia para executar suas capacidades de Agile Combat Employment (Emprego de combate ágil). O A-10 é a principal aeronave de apoio aéreo aproximado (CAS) da USAF. Sua manutenção na região da Polônia e adjacências é um ato preventivo para a OTAN, visando eventuais desdobramentos da Guerra na Ucrânia, que já passa de 70 dias, sem uma solução a vista.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS