A-10 conduzem treinamento ACE em Rogers Dry Lake Bed. Os céus azul e límpidos da Edwards AFB junto com o lendário Rogers Dry Lake Bed, na Califórnia, são um cenário ideal para treinamentos Agile Combat Employment (ACE). No final do mês de junho, este cenário desértico, foi palco de um exercício de ACE envolvendo os A-10C do 355th Fighter Wing (355th FW) da USAF.
Equipes do 412th Operations Support Squadron — 412th OSS (Edwards AFB) e do 821st Contingency Response Squadron — 821st CRS (Travis AFB) apoiaram quatro Republic A-10 Thunderbolt II da 355th FW (Davis-Monthan AFB) em uma missão de ACE no dia 27 de junho. A 355th FW operara hoje com dois esquadrões de A-10, o 345th FS e o 357th FS.
A USAF anunciou recentemente que sua visão para operar em ambientes modernos e contestados, é necessário sincronizar as táticas ACE em toda sua estrutura. Diversas ameaças às operações da USAF em bases avançadas, podem negar a projeção de poder dos EUA, sobrecarregar os projetos tradicionais de defesa, impondo perdas elevadas e levar ao fracasso de missões conjuntas. Para enfrentar esses desafios, o ACE transfere as operações de infraestruturas físicas centralizadas para uma rede de pequenos locais dispersos ou bases adjacentes, como pequenos aeroportos ou mesmo um lago seco ou uma simples área plana.
As operações de contingência podem exigir que os aviadores utilizem os conceitos do ACE e operem em ambientes austeros e a Edwards AFB oferece unidades de resposta de contingência, como a do 821st CRS, uma área para aprimorar e expandir suas capacidades multiemprego.
Rogers Dry Lake Bed foi o centro das atenções durante o treinamento do ACE. O leito do lago é o marco natural mais proeminente da Edwards AFB e, com cerca de 65 milhas quadradas, é visível a milhares de pés no ar. A argila endurecida natural do lago seco consegue suportar cerca de 250 libras por polegada quadrada. É largo e forte o suficiente para suportar pousos de ônibus espaciais e outras aeronaves experimentais históricas, como o X-1 e o X-15.
“Edwards nos dá a oportunidade perfeita de usar um leito de lago seco que já está sendo usado para uma instalação de teste”, disse o sargento. Denver Davis, 821º CRS. “Podemos implementar esses conceitos em um ambiente seguro com instalações próximas.”
Antes que os aviadores do pudessem pousar os A-10 da 355th FW em Rogers Dry Lake Bed, a equipe do 821st CRS avaliaram sua condição e adequação para a missão. “Avaliamos um aeródromo em um local austero”, disse o sargento. Denver Davis, 821st CRS. “Desembarcamos quatro A-10 de várias abordagens para verificar se temos a capacidade de integração com esquadrões de caça e de ataque”.
Depois que a equipe do 821st CRS liberou o pouso com sucesso os A-10, eles mais uma vez inspecionaram as pistas do leito do lago, observando os sulcos dos pneus criados pelos trens de pouso das aeronaves. Davis explicou que o conjunto de habilidades da MCA (Multi-Capable Airmen) é vital para os aviadores que podem ser implantados em diferentes áreas do mundo, com diferentes missões, como ajuda humanitária ou evacuações. O treinamento do ACE também melhora ainda mais suas habilidades de MCA, permitindo que eles treinem com diferentes tipos de aeronaves, algo que as equipes de terra da Edwards AFB são adeptas devido à frota de vários caças, bombardeiros e estruturas de carga da 412th Test Wing’s.
@CAS