A-10 com pintura Olive Drab usada por P-47D do Dia-D. A Guarda Aérea Nacional (ANG) de Idaho, sediada em Sioux City, Iowa, apresentou dia 5 de maio um esquema de pintura especial em um A-10 Thunderbolt II USAF 405190 pertencente ao 190th Fighter Squadron (190th FS) do 124th Fighter Wing (124th FW) para comemorar os 75 anos da unidade. A pintura remete as origens da unidade durante a Segunda Guerra Mundial, com o 405th Fighter Group, que empregou os Republic P-47 Thunderbolt.
Após a 2ª Guerra Mundial, muitas unidades operacionais foram desativadas e outras permaneceram em serviço, sendo algumas transferidas para unidades da Guarda Nacional. A 124th FW foi uma das dezenas de unidades da Guarda Aérea que têm sua linhagem diretamente ligada a Segunda Guerra Mundial, neste caso, o 405th Fighter Group (405th FG). O esquema aplicado ao A-10C replica a pintura empregada pelos P-47D-RE Thunderbolt do 405th FG, enquanto a unidade estava baseada no oeste da França, em 1944.
A esquema de cores é em Olive Drab (FS 34087) nas partes superiores e Neutral Gray (FS 36176) nas inferiores, com detalhes em preto e branco, que incluem faixas usadas nas asas e fuselagem pelas aeronaves aliadas durante a Operação Overlord, isto é, a invasão das praias da Normandia no dia 6 de junho de 1944, o famoso “Dia-D”. O “8N” pintado na lateral da aeronave indica o código da aeronave do 405th FS.
O 405th FG foi uma unidade de caça-bombardeiro das Forças Aéreas do Exército dos Estados Unidos (USAAF). Eles voaram P-47C/D Thunderbolts no European Thunder of Operations (ETO), começando com a invasão da Normandia (“Dia D”) e continuando até o fim da guerra na Europa. O 405th era uma unidade da Nona Força Aérea, IX Fighter Command, IX Tactical Air Command, 84th Fighter Wing. Eles operaram cerca de 73 aeronaves, espalhadas entre os 509th, 510th e 511th Fighter Squadrons. Eles realizaram missões de apoio para o Terceiro Exército do General Patton.
Não é apenas a unidade, mas a aeronave que também compartilha uma linhagem comum. O Thunderbolt original foi fabricado pela Republic Aviation durante a Segunda Guerra Mundial como uma aeronave multi-função ar-ar e de ataque ao solo. Após a guerra, o P-47 permaneceu em serviço na Guarda Aérea Nacional dos EUA até o início dos anos 1950, onde foi usado como uma forma econômica de treinar tripulações.
O irmão mais novo do P-47, o A-10 Thunderbolt II foi fabricado pela Fairchild Republic e projetado especificamente para apoio aéreo aproximado. Com seu pesado canhão rotativo de 30 mm, é comumente conhecido como o matador de tanques.
Ao longo das décadas, a 124th FW voou aeronaves F-51D Mustang, F-86A Sabre, F-94C Starfire, F-89C Scorpion, F-102 Delta Dagger, bem como o RF-4C Phantom II e o F -4G Phantom II.