Irã negocia um lote de Su-35 ex-Egito com a Rússia. O Irã está negociando a compra de um lote de caças Sukhoi Su-35, sistemas de defesa antiaérea S-400 e um satélite de comunicação da Rússia. A informação foi dada neste dia 29 de dezembro pela agência estatal iraniana Merh, que ainda afirmou que a Rússia e o Irã assinarão um acordo de 20 anos de cooperação em segurança e defesa em janeiro de 2022.
Como parte desse acordo, o Irã pagará US$ 10 bilhões pela aquisição 24 de Sukhoi Su-35SK, sistemas de mísseis antiaéreos S-400 e um satélite espacial, votado par uso na área defesa e comunicação. A agência Mehr cita informações que esses caças já foram produzidos e fazem parte de uma encomenda inacabada entre a Rússia e o Egito.
Rússia e o Egito assinaram um acordo em 2018 para a compra de caças Su-35SK, que começaram a ser produzidos em junho de 2020. Na época, o negócio foi avaliado em quase US$ 2 bilhões. A Rússia produziu desde então apenas 16 caças, sob o regime do contrato de 2018. O principal motivo pelo qual o Egito hesita em receber os caças Su-35SK é a possibilidade de sanções econômicas dos Estados Unidos, que já foram, inclusive feitas por partes dos americanos, gerando pressões diplomáticas. O Egito teme violar a Lei de sanções dos EUA (Countering America’s Adversaries Through Sanctions Act – CAATSA), que proíbe a compra de armas da indústria de defesa russa por parte de aliados. A previsão era que os Su-35 fossem entregues este ano, mas pelo jeito, ficarão estocados e devem mesmo ir para o Irã.
Recentemente, a Indonésia também recusou o Su-35, por também temer de sanções econômicas de Washington. Atualmente, apenas o francês Dassault Rafale e o americano Boeing F-15EX, participam da licitação da Indonésia para a aquisição de novos caças.
A recusa do egípcia, pode favorecer ao Irã, na qual o Russos enxerguem como o melhor destino para a “se livrar” dos caças já produzidos. Vale lembrar que as Nações Unidas recentemente suspendeu o embargo de armas ao Irã, apesar dos repetidos protestos dos americanos.
A possível compra do sistema de defesa aérea russo S-400 não surpreenderia o mundo e é um desejo antigo do Irã. O mesmo vale para um satélite de comunicação. Há apenas alguns meses o Irã lançou seu primeiro satélite ao espaço, mas é mais uma “grande câmera no espaço”, como alguns meios de comunicação ocidentais o descreveram. Nesta área, Teerã deseja receber ajuda de Moscou em seu futuro espacial.
@CAS