Crise na Ucrânia: informações do 3º dia de combates aéreos. O Comando da Força Aérea Ucraniana divulgou nas redes sociais hoje (26/02), um resumo das suas ações durante este terceiro dia de conflito. De acordo com o comunicado, as forças de defesas aéreas ucranianas continuam a causar perdas significativas na aviação do e equipamentos de ataque do inimigo.
Segue o comunicado oficial, relatando que russos perderam pelo menos 11 tipos diferentes de helicópteros, três caças Su-30SM, dois jatos de ataque Su-25 e o Il-76 MD transportando paraquedistas, e que relatamos mais cedo. Além disso, entre as baixas causadas pela Força Aérea Ucraniana estão duas baterias russas de mísseis anti-aéreos S-300 e M-1 buk.
Especificamente no caso da derrubada de um dos Su-30SM ocorrida sobre o Mar Negro, o Comando da Força Aérea da Ucrânia relatou mais cedo como tendo sido realizada por uma das suas baterias de mísseis anti-aéreos.
Bombardeiros Su-24M ucranianos lançaram ataques e destruíram uma coluna com cerca de 20 veículos e equipamentos militares russos. Unidade de drones militares Bayraktar TB-2 da Força Aérea Ucraniana, destruíram uma composição ferroviária transportando combustível para as tropas russas, além de destruir alvos inimigos ao sul do Aeroporto de Gostomel, próximo e Kiev.
Recentes imagens de satélites da empresa ImageSat, mostram que a pista do Aeroporto Internacional Igor Sikorsky, em Kiev, ainda não teria sido incapacitada pelos bombardeios russos. O aeroporto é um dos terminais que servem a capital ucraniana com voos comerciais de passageiros, e para evitar a sua utilização pelas tropas russas, equipamentos e obstáculos foram colocados sobre a sua pista.
Neste sábado, a Força Aérea Ucraniana realizou diversas missões de defesa do seu território. Dessas, cerca de 30 surtidas contra as tropas e equipamentos russos foram realizadas na área da estação ferroviária de Hrodna, região de Chernihiv, e na ponte rodoviária no assentamento de Kherson.
Os combates seguem, e o Comando da Força Aérea Ucraniana encerrou o seu comunicado do terceiro dia de guerra com a frase: “Acredite nas Forças Armadas da Ucrânia! Morte aos inimigos!”
@FFO