Força Aérea Suíça vende seu único Pilatus PC-24 VIP por baixa demanda. O governo suíço vendeu o único jato executivo Pilatus PC-24 da frota da Schweizer Luftwaffe, ou Força Aérea Suíça (SwAF). A alegação da Agência Federal de Compras de Defesa (Armasuisse) foi a baixa procura pelo jato executivo VIP por parte dos diversos departamentos de estado que tinham a aeronave à disposição.
Além da pouca demanda, o alto valor do jato VIP em relação a sua idade também foi alegado pelo Conselho Federal, que no início deste ano instruiu o Departamento Federal de Defesa, Proteção Civil e Esporte (DDPS) a vender a aeronave.
Fabricado em 2018, o PC-24 matrícula T-786 era operado pela unidade de transporte de autoridades Lufttransportdienst des Bundes (LTDB) da SwAF, baseada no Aeroporto de Bern/Belp.
A empresa JoyVida International AG, com sede em Interlaken, região central da Suíça, apresentou a melhor oferta pelo jato executivo, e o receberá até próximo mês de novembro A Armasuisse também observou que o valor de venda superou o preço pago na compra do jPilatus.
A Lufttransportdienst des Bundes opera uma frota de jatos VIP como um Falcon 900EX (T-785), oumCessna 560XL (T-784) e dois Canadair CL-604 (T-751 e T-752). No passado, eles também operaram dois Learjet 35A e um único Falcon 50.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO